Fechamento de escolas especiais no Sul de Minas será apurado
Comissão vai ouvir representantes de Superintência de Ensino de São Sebastião do Paraíso sobre suspensão de matrículas.
07/12/2017 - 14:57Supostas orientações do Estado para o fechamento de escolas especiais no Sul de Minas serão apuradas nesta terça-feira (12/12/17), em audiência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A reunião será às 16 horas, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelos deputados Duarte Bechir (PSD), presidente, Tito Torres e Antonio Carlos Arantes, ambos do PSDB.
O objetivo é ouvir os representantes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São Sebastião do Paraíso, Alípio Mumic Filho e Maísa Cláudia de Melo Barreto, sobre a desativação de unidades especiais no âmbito da SRE.
O temor de pais e mães de crianças que frequentam escolas especiais, e que teriam que ser transferidas para escolas regulares, foi manifestado à comissão durante visita feita por deputados aos municípios de São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas em outubro.
Na ocasião, diretores de escolas de educação especial relataram à comissão que novas matrículas teriam sido proibidas desde 2014 e familiares registraram que o ensino regular não estaria preparado para receber as crianças oriundas do ensino especial.
Sugestões - A comissão também já visitou diversas outras unidades de educação especial no Estado e em Belo Horizonte, além de ter realizado audiências públicas sobre o assunto. Segundo o presidente, esse trabalho dará origem a um relatório que será entregue ao Poder Executivo.
O deputado Duarte Bechir registra que o processo de inclusão, preconizado em âmbito nacional, é uma meta do governo do Estado, sendo o objetivo do documento apresentar sugestões para que essas mudanças ocorram de forma menos traumática.