A variedade de mãos é para mostrar que diversas mulheres enfrentam esse problema

PJ Minas já tem identidade visual para edição 2018

Violência contra a mulher é retratada a partir do grafite, em imagem que sugere ação para vencer obstáculos.

01/12/2017 - 18:16

O muro tanto remete ao grafite como sugere um obstáculo ainda por transpor. As mãos empunhadas sugerem um sinal de pare, mas também provocam ação. Partindo de elementos como esses, chegou-se à identidade visual do Parlamento Jovem de Minas de 2018, divulgada nesta sexta-feira (1º/12/17).

O objetivo da imagem é representar graficamente o tema "Violência contra a mulher", escolhido para a próxima edição do projeto, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com câmaras municipais.

O PJ Minas tem o objetivo de estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior. A identidade visual para 2018 priorizou uma linguagem jovem e moderna, conforme ressalta a designer gráfica Clarice Maia Scotti, da Gerência de Publicidade e Comunicação Visual da ALMG e responsável pela criação.

A partir daí, optou-se pelo grafite, que por sua vez inspirou a escolha do muro, das fontes manuscritas e das mãos estampadas em posições diversas, explica Clarice sobre o conceito que resultou na imagem.

O muro, segundo ela, simboliza os obstáculos que as mulheres ainda precisam vencer. Na imagem ele surge desbotado e desgastado, em alusão ao fato de que a violência contra a mulher não é um problema novo, mas antigo e entranhado na sociedade, destaca ela.

As mãos, por sua vez, aparecem em posições diversas, algumas como que afastando a violência ou remetendo ao sinal de pare, outras levantadas como um chamamento para a luta contra a violência.

"Essa variedade de mãos expressa que são diversas as mulheres que enfrentam esse problema, como são diversas, também, as violências sofridas por elas", acrescenta a servidora da ALMG. Para ela, a identidade visual ainda poderá render outras interpretações e reflexões na medida em que for usada em dinâmicas do projeto com os estudantes.

Criação integrou várias áreas

O processo de produção da identidade visual para o PJ Minas 2018 teve como particularidade o maior envolvimento de todas as áreas da comunicação institucional da ALMG, tais como mídias digitais, relações públicas, publicidade e TV Assembleia.

Essas áreas já integram o Grupo Juventude Comunica, criado este ano para articular as ações de comunicação voltadas para eventos institucionais e atividades parlamentares relacionados a esse público, a exemplo do PJ Minas.

Para a coordenadora do grupo, Clair Câmpara, da Gerência de Relações Públicas, essa maior articulação resultou em ganhos na produção da imagem-tema sobre a violência contra a mulher. "Foi um processo muito rico de trocas, no qual investiu-se muito na escuta das várias áreas envolvidas. No final, ganhamos em tempo e qualidade", avalia Clair, que coordenou o processo de criação da imagem-tema do PJ Minas 2018.

"Esse trabalho integrado nos trouxe múltiplos olhares sobre o tema e, como consequência, um resultado mais consistente", acrescenta Fernanda Freitas, da coordenção do PJ Minas pela Escola do Legislativo da ALMG. Segundo ela, a Escola teve atendidos os objetivos de não usar imagens explícitas de violência na identidade do projeto, uma vez que elas poderiam reforçar o comportamento violento, em vez de combatê-lo. "Temos um resultado propositivo, trazendo uma ideia de ação e  empoderamento da mulher", avalia.

Subtemas - Como acontece a cada edição, o tema "Violência contra a mulher" será abordado pelos estudantes em três aspectos, correspondentes a subtemas:

  • Subtema 1 - Violência doméstica e familiar
  • Subtema 2 - Violência nos espalos institucionais de poder
  • Subtema 3 - Violência e assédio sexual