Na atividade, foram apresentados a estrutura do projeto, as etapas, o formato de parceria com o modelo em rede, a ajuda mútua e o quanto a troca de experiências
Maria Conceição elogiou o curso preparatório oferecido pela plataforma de ensino a distância

Câmaras estreantes têm primeiro contato com Parlamento Jovem

Curso destinado aos participantes novatos traz orientações gerais para Legislativos municipais.

13/11/2017 - 17:41 - Atualizado em 13/11/2017 - 18:50

Trinta e quatro Câmaras Municipais de Minas participaram, nesta segunda-feira (13/11/17), do curso de formação introdutória ao Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2018. Destinada a coordenadores e a representantes de câmaras que nunca participaram do projeto, a atividade ofereceu orientações para ajudar os participantes a iniciarem suas caminhadas.

De acordo com a coordenadora estadual do PJ Minas, Leandra Martins, foram apresentados a estrutura do projeto, as etapas, o formato de parceria com o modelo em rede, a ajuda mútua e o quanto a troca de experiências é importante para o desenvolvimento da iniciativa.

Os participantes também aprenderam como organizar a formação dos estudantes e a matriz metodológica que fundamenta o projeto, completa a coordenadora.

A última etapa de formação acontece em dezembro, quando os representantes das câmaras municipais, tanto novatos quanto participantes de edições anteriores, recebem os direcionamentos finais e enviam o termo de adesão ao projeto. A partir disso, ocorre, em cada município, a preparação e a implantação do PJ Minas, com a mobilização dos estudantes a partir de fevereiro.

A assessora jurídica da Câmara Municipal de Datas (Região Central do Estado), Maria Conceição de Ávila, disse que a expectativa pela participação da cidade no projeto, pela primeira vez, é alta.

"Fizemos o curso preparatório pela plataforma de ensino a distância e ficamos bastante satisfeitos com as informações. Achei muito completo. Nossa expectativa para o ano que vem é um maior envolvimento dos jovens. Vivemos um momento de muita desesperança na política", ressaltou Maria Conceição.

Curso EaD – Em outubro, os coordenadores municipais participaram da plenária estadual do PJ pela plataforma de ensino a distância (EaD) da ALMG, com a finalidade de compreender a amplitude e a profundidade do trabalho desenvolvido a cada edição.

Os participantes tiveram a oportunidade de entender a dinâmica da plenária estadual e perceber o significado do projeto, sua relevância, seus desdobramentos e impactos.