Segundo o autor do projeto, os drones poderiam ser usados no monitoramento de ruas e em eventos grandes, por exemplo

CCJ dá aval à política de monitoramento por drones

PL 3.888/16 pretende otimizar ações policiais com a utilização de veículos aéreos não tripulados.

08/11/2017 - 14:37

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em reunião nesta quarta-feira (8/11/17), parecer de 1º turno pela legalidade do Projeto de Lei (PL) 3.888/16, do deputado Missionário Márcio Santiago (PR), que cria a Política Estadual de Monitoramento por Veículos Aéreos Nãos Tripulados, mais conhecidos como drones.

De acordo com o autor, a utilização desses equipamentos pode contribuir para a eficiência e a otimização das ações policiais, tanto na investigação quanto no policiamento ostensivo. Eles poderiam ser utilizados, por exemplo, no monitoramento de ruas e em eventos com grande aglomeração de pessoas.

Novo texto - O relator, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), apresentou o substitutivo nº 1. Esse novo texto estabelece as diretrizes da política estadual proposta:

  • Implementação de novas tecnologias na política de segurança pública do Estado;
  • Otimização e modernização da infraestrutura estatal;
  • Planejamento e integração nas operações policiais;
  • Diminuição dos riscos à integridade física do agente de segurança pública;
  • Eficiência na prestação de serviços à população;
  • Economicidade.

A nova redação também redefine os objetivos da política pública:

  • Fortalecimento das ações de investigação, monitoramento e policiamento ostensivo;
  • Redução no risco à integridade física dos policiais civis e militares;
  • Capacitação dos agentes públicos para manusear os drones;
  • Proporcionar sensação de segurança à população.

O projeto segue, agora, para a Comissão de Segurança Pública.

Consulte o resultado da reunião.