Cadeia produtiva do artesanato é tema de audiência
Objetivo é debater formas de fortalecimento da atividade, que movimenta R$ 2,2 bilhões anuais em Minas.
07/11/2017 - 17:48Discutir desafios e perspectivas do artesanato mineiro. Com essa finalidade, será realizada nesta quarta-feira (8/11/17) audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelo deputado Glaycon Franco (PV), será às 16 horas, no Auditório.
De acordo com informações do Núcleo de Artesanato Mineiro da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Minas Gerais tenha cerca de 300 mil artesãos, com uma movimentação aproximada de R$ 2,2 bilhões por ano em toda a cadeia produtiva.
A intenção do deputado Glaycon Franco é debater formas de fortalecer essa economia criativa, estimulando o empreendedorismo entre os artesãos, a fim de melhorar a produção e a comercialização, para gerar mais emprego e renda.
“Minas Gerais é um estado rico em variedade de obras e responsável por exportar esses belos trabalhos para diversos países. Sabendo disso, quero ajudar a melhorar esses trabalhos. Por isso, vamos pontuar os erros e acertos desse segmento e propor novas ideias para alavancar ainda mais o setor”, afirma o deputado.
Convidados - Prefeitos, secretários municipais e representantes de órgãos públicos estaduais foram convidados para participar da audiência. Entre eles, estão sendo aguardados o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e o presidente do Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), Luiz Augusto Pianetti.