Também foram aprovadas visitas ao Instituto São Rafael e à Associação de Pais e Amigos do Centro de Reabilitação

Situação de escolas especiais motiva audiência pública

Comissão aprova requerimento para discutir inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino.

07/11/2017 - 18:41

Debater a política de inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino e a situação das escolas de educação especial que deixaram de receber matrículas de alunos para o próximo ano. Requerimento para a realização de audiência pública sobre esses temas foi aprovado nesta terça-feira (7/11/17) pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

O autor do requerimento e presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), comentou que gestores do Governo do Estado argumentam que o custo com a educação especial nos primeiros anos seria de responsabilidade dos municípios.

A deputada Celise Laviola (PMDB), que preside a Comissão de Educação, acrescentou que a audiência será um momento importante para ouvir os gestores estaduais e tentar sensibilizá-los para a necessidade de adaptações nas escolas regulares, de modo que elas atendam os alunos com deficiência.

Visitas - Também de autoria do deputado Duarte Bechir, foram aprovados dois requerimentos de visitas ao Instituto São Rafael e à Associação de Pais e Amigos do Centro de Reabilitação (Aspac), instituições que ficam em Belo Horizonte. O objetivo é conhecer as condições de funcionamento desses estabelecimentos e as intervenções necessárias para atender as pessoas com deficiência.

Por fim, foi aprovado requerimento do deputado Elismar Prado (PDT), de visita à Escola Estadual de Educação Especial Risoleta Neves, em Ituiutaba (Triângulo Mineiro). A finalidade é conhecer as angústias e preocupações da comunidade escolar e da população local com o impedimento de novas matrículas na unidade.

Consulte o resultado da reunião.