A comissão já visitou sete escolas estaduais especiais, em uma série de visitas - Arquivo ALMG

Comissão visita Apae em Belo Horizonte

Objetivo da atividade, na quarta-feira (8), é conhecer o serviço Casa Lar desenvolvido na unidade.

01/11/2017 - 18:34

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na quarta-feira (8/11/17), às 9h30, visita à unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Belo Horizonte, no Bairro Santa Tereza. O objetivo é o de conhecer o serviço Casa Lar desenvolvido na entidade, bem como discutir questões relativas a seu funcionamento.

De acordo com o presidente da comissão e autor do requerimento, deputado Duarte Bechir (PSD), já foram visitadas sete escolas estaduais especiais, numa série de visitas a essas instituições do Estado, com o intuito de conhecer as instalações e os serviços prestados aos alunos. Ele relatou que, na tentativa de implantar a educação inclusiva, algumas escolas especiais já não são autorizadas a aceitarem novas matrículas.

“Na nossa visão, essa inclusão deveria ser feita com estrutura física e professores preparados para receber esses alunos. O que tem acontecido é que muitas mães estão sendo forçadas a levar os seus filhos para as escolas comuns. Para evitar isso, elas estão sobrecarregando as Apaes ou então deixando os filhos em casa, o que pode fazer com que eles regridam. Eles precisam da parte educacional e da parte clínica, com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros”, afirmou o parlamentar.

Para o deputado, as escolas especiais estão caminhando para serem encerradas, o que é um erro. “Vamos apresentar ao governo uma proposta de manutenção das escolas especiais, ainda que algumas tenham que ser fechadas, precisamos manter essa opção”, completou.