Notícias Rss

31/10/2017 11h38 - Atualizado em 16/11/2017 14h18

Assembleia de Minas debate descriminalização das drogas

Encontro internacional será realizado nesta quinta (16) e sexta (17), com especialistas do Brasil e do exterior.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Quais os impactos da descriminalização das drogas para uma sociedade? Para traçar as respostas a essa e outras questões, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe especialistas para o Encontro Internacional Descriminalização das Drogas, que será realizado nesta quinta-feira (16/11/17) e sexta (17), no Plenário. Iniciativa inédita no Parlamento mineiro, o evento é aberto ao público, e as inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser feitas até esta quinta (16).

O encontro será realizado pela Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, a requerimento de seu presidente, o deputado Antônio Jorge (PPS). Além de apresentar experiências estrangeiras, o evento pretende discutir o assunto sob os pontos de vista da saúde, da segurança e da Justiça e sugerir o aprimoramento da legislação sobre drogas no País.

Entre os convidados estão os especialistas: Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde de Portugal; Daniel Rueda Kramer, advogado e doutor em direito e ciências sociais, que vem falar sobre a recente regulação no Uruguai; e Roberto Contreras, ministro da Suprema Corte de Apelação de San Miguel, no Chile, que falará sobre a experiência chilena no desenvolvimento de estratégias para a política sobre drogas.

Em Portugal, o porte ou o consumo de qualquer droga em quantidade suficiente para o consumo pessoal durante 10 dias foi descriminalizado em 2001. Já no Uruguai, apenas o uso da maconha é que foi regulado, em 2013.

Consulte a programação completa do evento

Palestra magna – A abertura do encontro será feita na noite do dia 16 e contará com palestra magna do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Alexandre Victor de Carvalho. Ele também é presidente do Conselho de Criminologia e Política Penitenciária de Minas Gerais.

No dia 17, a programação segue durante todo o dia com três mesas temáticas. Duas delas tratam da descriminalização das drogas sob os pontos de vista da saúde e da segurança. Já a terceira mesa traz as experiências portuguesa e uruguaia.

Entre os especialistas brasileiros estão Elisaldo Carlini, professor emérito da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e membro do Painel Consultivo de Especialistas em Dependência de Drogas e Problemas com Álcool da Organização Mundial da Saúde (OMS); e Cristiano Maronna, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCcrim).


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

23/11/2017

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 23/11/17

A política de inclusão de pessoas com deficiência e o acerto de contas com a União foram alguns dos temas abordados.

23/11/2017

Assembleia homenageia campeã de Jogos Escolares da Juventude

Com cinco medalhas de ouro, a mineira Eduarda Carvalho já conquistou vários títulos no Brasil e no exterior.

23/11/2017

Grupos elegem propostas para votação final no fórum do livro

Sugestões, que contemplam quatro temas, serão analisadas em plenária nesta sexta-feira (24).

23/11/2017

PL que reserva vagas femininas na construção vai a Plenário

Nesta quinta (23), projeto passa na Comissão de Direitos Humanos, que aprovou requerimentos de audiências públicas.

24/11/2017 Assembleia em Ação - Resumo da semana de 20/11 a 24/11/2017
Seu browser não suporta flash player
00:02:53 | Download (2716kb)

24/11/2017 Boletim do dia
Seu browser não suporta flash player
00:02:58 | Download (2784kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter