Reunião vai tratar da situação dos cavalos usados em passeios de charretes - Arquivo

Uso de charretes em Tiradentes motiva audiência pública

Comissões vão discutir as condições dos cavalos e denúncias de violência contra protetores dos animais.

20/10/2017 - 09:52

O uso de charretes como atrativo turístico na cidade histórica de Tiradentes (Região Central do Estado) e denúncias de violência contra protetores de animais, que teria sido praticada por condutores desses veículos, serão tema de audiência pública conjunta. Para tanto, as Comissões Extraordinária de Proteção dos Animais e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúnem nesta quinta-feira (26/10/17), às 15 horas, no Auditório.

O requerimento foi apresentado pelo deputado Noraldino Júnior (PSC), presidente da comissão extraordinária. De acordo com a justificativa do parlamentar, em visita à cidade, em julho último, foi constatada a precária situação dos cavalos usados em passeios turísticos de charretes.

“Tendo em vista que a maioria das ruas de Tiradentes é feita de paralelepípedos e possui trechos de subida com inclinação acentuada, os animais acabam sendo submetidos a um desgaste excessivo”, afirma. Isso ocorre, principalmente, nos meses de junho e julho, período em que a cidade recebe um grande número de turistas, contribuindo para o aumento da procura por passeios de charretes.

Em reunião realizada anteriormente, o deputado já havia chamado a atenção para o problema, narrando, inclusive, a ocorrência de agressões sofridas por militantes da causa animal por parte de alguns charreteiros.

Convidados – Foram convidados para a reunião representantes do poder público de Tiradentes, do Ministério Público e de associações de defesa dos animais.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.