Liberdade de expressão artística pauta audiência na ALMG

Recente polêmica envolvendo exposições de arte no Brasil motivaram debate nesta segunda-feira (23).

20/10/2017 - 09:16

Os deputados da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam uma audiência pública, nesta segunda-feira (23/10/17), com o objetivo de debater a liberdade de expressão artística. A atividade, solicitada pela deputada Marília Campos e pelo deputado Rogério Correia (ambos do PT), está marcada para as 15 horas, no Auditório.

De acordo com os parlamentares, a discussão tem ganhado força diante das polêmicas envolvendo exposições e obras de arte no País, acusadas por alguns grupos de promover pornografia ou de afrontar símbolos religiosos.

Duas mostras, em especial acenderam o debate e foram acusadas de estimular a zoofilia e pedofilia. Uma delas foi a exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, com curadoria de Gaudêncio Fidelis, que reuniu 270 trabalhos de 85 artistas que abordam a temática LGBT, questões de gênero e de diversidade sexual. A mostra foi censurada em Porto Alegre (RS).

Outra mostra que provocou polêmica foi a “Faça Você mesmo sua Capela Sistina”, do artista plástico mineiro Pedro Moraleida, realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O deputado Rogério Correia destaca que o debate faz parte da campanha Censura Nunca Mais. “Não podemos permitir que grupos saudosos dos tempos da ditadura tragam de volta a censura”, defende.

Convidados - Para a reunião, foram convidados o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo de Araújo Santos; o secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira; além de vereadores e representantes do segmento artístico estadual e acadêmico.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.