Arnaldo Silva também pediu que o governo regularize repasses a hospitais
O deputado Gustavo Corrêa destacou áudio do presidente da AMM
André Quintão respondeu a críticas sobre o Governo do Estado
Para Bonifácio Mourão, Governo de Minas não prioriza Vale do Rio Doce
Arlen Santiago relembrou tragédia ocorrida no município de Janaúba

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 18/10/17

Deputados abordaram, entre outros temas, a discussão do PPAG para 2018 e a caravana do ex-presidente Lula.

18/10/2017 - 17:00

Uberlândia
O deputado Arnaldo Silva (PR) parabenizou o trabalho realizado pela equipe da área da saúde de Uberlândia (Triângulo Mineiro). Em sua opinião, isso resulta de uma reestruturação da atual administração municipal, que herdou dívidas da gestão anterior. O parlamentar destacou que, desde o início deste ano, já foram ampliadas consultas médicas e procedimentos. Ele comentou que mais de R$ 800 mil em emendas parlamentares estão sendo destinadas ao município, sobretudo para essa área. Por fim, Arnaldo Silva pediu que o governo estadual regularize os repasses para hospitais. Em aparte, o deputado Douglas Melo (PMDB) demandou a duplicação da MG-424, no trecho de Sete Lagoas (Região Central do Estado) a Pedro Leopoldo (RMBH). Ele comentou que a rodovia é importante, tem fluxo intenso de carros e é a ligação com o Aeroporto de Confins (RMBH). Em outro aparte, Elismar Prado (PDT) destacou que prefeitos estão enfrentando dificuldades na área da saúde.

Críticas I
O deputado Gustavo Corrêa (DEM) criticou a postura do Governo do Estado em relação aos municípios mineiros. “Esse governo irresponsável não tem feito repasses para a área da saúde e educação”, destacou. O parlamentar salientou que é necessária uma postura firme para lidar com isso. Ele comentou ainda áudio do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, que, em sua opinião, teve coragem de retratar o descaso do Governo de Minas para com as cidades. Em aparte, o deputado Durval Ângelo (PT) falou que o presidente da AMM teve uma postura partidária. “É um discurso eleitoreiro. Não deveria usar uma associação que representa os municípios mineiros para isso”, rebateu. Também em aparte, o deputado Gustavo Valadares (PSDB) defendeu o áudio de Julvan Lacerda. Ele disse que é verdade que o governo deve aos municípios recursos para saúde e transporte escolar, por exemplo, e que isso dificulta a gestão das prefeituras.

Caravana
A caravana do ex-presidente Lula por Minas Gerais pautou o discurso do deputado André Quintão (PT). Ele ressaltou que Lula vai discutir, no Estado, entre os dias 23 e 30 de outubro, as maiores dificuldades deste momento. Segundo André Quintão, o ex-presidente, que sempre foi presente em Minas, vai dialogar com movimentos sociais e segmentos de variadas políticas públicas como assistência social, educação e cultura. “Será um momento importante de resistência popular e de reação aos desmontes promovidos pelo governo federal”, disse. Além desse tema, ele também respondeu às críticas feitas ao Governo do Estado. O parlamentar salientou que o atual governo herdou déficit e um passivo social da gestão anterior. “Os 12 anos de governo tucano no Estado foram em período dos governos Lula e Dilma Rousseff no governo federal. Um período de crescimento e de implantação de políticas importantes”, ponderou.


PPAG
O deputado Bonifácio Mourão (PSDB) comentou que, nesta quarta-feira (18/10/17), é realizada em Governador Valadares (Vale do Rio Doce) a discussão participativa sobre a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, exercício 2018. Em sua opinião, o governador Pimentel não deu prioridade à questão da despoluição do Rio Doce. “Fico impressionado com a falta de atenção com a região que represento”, afirmou. Ele também criticou o Governo do Estado pela paralisação de obras de hospitais regionais e pela interrupção de projetos que considera relevantes como o Poupança Jovem. Bonifácio Mourão acrescentou que, em 2003, o então governador Aécio Neves assumiu o Estado e encontrou déficit, mas rapidamente tomou medidas para gastar menos com máquina pública e mais com o cidadão. Em aparte, o deputado Arlen Santiago (PTB) falou que o mandato de Pimentel já está acabando e que nenhuma estrada foi asfaltada no Norte de Minas.


Críticas II
O deputado Arlen Santiago (PTB) reclamou, na tribuna, do não pagamento de emendas parlamentares por parte do governo estadual. Ele também relembrou a tragédia ocorrida na Creche Gente Inocente, de Janaúba (Norte de Minas), quando um incêndio ocasionado propositadamente pelo vigia da instituição, Damião Soares, vitimou crianças e funcionários. Ele destacou que a situação precária do hospital regional dificultou o atendimento às vítimas. Arlen Santiago também comentou a situação de precariedade do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, que recebeu diversos feridos pelo incêndio em Janaúba. Em sua opinião, o governo está acabando com essa instituição devido à falta de repasses de recursos que compromete seu funcionamento. “Até 2020, esse governo tem que pagar ainda os precatórios”, acrescentou. O deputado disse esperar que, para fazer frente a esses gastos, o governo reveja sua postura e o apadrinhamento de pessoas.

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.