Comissão de Segurança Pública debateu registro de roubos a carros em Belo Horizonte no primeiro semestre de 2017
O capitão Carlos Eduardo disse que houve uma redução de 14,6% dos crimes violentos em BH neste ano

Belo Horizonte tem redução no índice de crimes violentos

Polícia Militar também informa diminuição no número de furtos de veículos na Capital neste ano.

17/10/2017 - 14:34

Uma redução nos índices de crimes violentos e de furtos de veículos e a estabilização dos índices de roubos de veículos, em 2017, em Belo Horizonte, está sendo constatada pela Polícia Militar de Minas Gerais. O chefe da Seção de Operações da PM, capitão Carlos Eduardo Lopes, participou de audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (17/10/17), e apresentou os dados.

Ele explicou que, desde 2010, havia uma linha de crescimento dos crimes violentos, sendo que agora, os índices são equiparados aos de 2014. O capitão Carlos Eduardo Lopes apontou que, em Belo Horizonte, em 2017, houve uma redução de 14,6% dos crimes violentos, sendo que o índice de roubos de veículos teve uma diminuição de 0,5% e os furtos de veículos, redução de 7%.

Segundo ele, na Capital, até setembro de 2017, foram roubados 5.573 veículos. Em relação aos furtos de veículos, foram registradas 5.829 ocorrências. Já em Minas Gerais, foram registrados 17.274 roubos e 23.692 furtos de veículos. “Estamos trabalhando para reduzir ainda mais esses números”, afirmou.

Já o titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, Rafael Lopes Azevedo, trouxe os índices desses crimes por bairro da Capital. Segundo ele, em setembro, os bairros que mais tiveram registros de furtos foram: Padre Eustáquio, Santa Efigênia, Cruzeiro e União, além da Região Central. Já o maior número de roubos foi verificado nos bairros Castelo, Cachoerinha, Padre Eustáquio, Caiçara e Santa Amélia.

Desmanche – Rafael Azevedo falou ainda sobre a venda de peças de carros roubados. Segundo ele, atualmente os veículos estão sendo roubados em Belo Horizonte, levados para o desmanche no interior do Estado e as partes que não possuem identificação retornam à Capital para serem vendidas.

“Essa prática dificulta a nossa fiscalização, já que não temos como saber ser as peças são fruto de desmanche de veículos roubados ou não”, afirmou. Ele explicou que a polícia está trabalhando para regulamentar legislação que trata do desmanche, com o objetivo de etiquetar as peças vendidas e credenciar as lojas, aumentando o controle e contribuindo para a redução dos furtos e roubos.

Projeto piloto procura monitorar os veículos

A utilização de algumas câmeras do Olho Vivo e dos radares para monitorar as placas dos veículos e verificar sua procedência está sendo implantada em Belo Horizonte. O capitão Carlos Eduardo Lopes explicou que, há dois meses, o 34° BPM implantou, na região Noroeste da Capital, esse projeto piloto com o objetivo de ampliar a capacidade de monitoramento e localização dos veículos furtados.

Ele ainda falou sobre outras ações que a PM está desenvolvendo para reduzir os índices de criminalidade em Belo Horizonte. São operações desenvolvidas, em especial, pelo Batalhão de Trânsito, que tem como objetivo a fiscalização preventiva, dar visibilidade às forças policiais e aumentar a sensação de segurança da população.

Outra iniciativa é a instalação de bases de segurança em Belo Horizonte, para ocupar os locais de maior incidência de crimes e estreitar os laços com a comunidade. “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso das operações”, apontou.

Já o delegado Rafael Azevedo apontou que a Polícia Civil realiza em média duas operações por semana. Segundo ele, o objetivo é verificar a procedência das peças à venda nas lojas.

O inspetor da Guarda Municipal Crislem Martins afirmou que a Prefeitura de Belo Horizonte procura traçar ações integradas para inibir os crimes, entre elas, a melhoria da iluminação pública e a presença dos agentes nas vias públicas. Ele também falou sobre as ações educativas desenvolvidas para orientar o cidadão em relação às medidas de segurança pessoal.

Integração – O presidente da comissão e autor do requerimento para a realização da reunião, deputado Sargento Rodrigues (PDT), defendeu a integração das forças policiais para aumentar a efetividade no combate ao crime. Ele disse que os índices de crimes são altos e assustam a população, sendo fundamental a troca de dados e informações entre as Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal.

Consulte o resultado da reunião.