Na audiência pública, será lançada frente parlamentar em apoio aos institutos e universidades federais

Comissão quer debater situação de universidades federais

Ao todo, nove requerimentos de audiências e visitas foram aprovados em reunião nesta terça-feira (17).

17/10/2017 - 16:28

Debater o desmonte das universidades e institutos federais. Esse é o objetivo de audiência pública aprovada, nesta terça-feira (17/10/17), pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Solicitada pelo deputado Cristiano Silveira (PT), a reunião também vai promover o lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Institutos Federais e às Universidades Federais. Além dessa atividade, também foram aprovados outros oito requerimentos para a realização de audiências e visitas.

De autoria da deputada Celise Laviola, que preside a comissão, e Thiago Cota, ambos do PMDB, foi aprovada reunião para apresentação do programa Proeduque, do Instituto de Educação e Cidadania (IEC), visando a contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica oferecida nas redes municipais de ensino.

Já o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) teve aprovada audiência sobre a formulação de políticas públicas voltadas para a primeira infância, bem como para acompanhar as metas e estratégias estabelecidas nos planos estadual e federal de educação.

Do mesmo parlamentar, foi aprovada reunião para tratar do programa Meu Primeiro Negócio, desenvolvido pela Fundação Junior Achievement Minas Gerais (Jamg), em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Outro requerimento de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva é para a entrega, em reunião da comissão, de voto de congratulações a Fábien Oliveira, que foi campeão na Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação, realizada em Martigny, na Suíça, com o projeto Milênio Bus.

Rede mundial pela educação – Também foi aprovada audiência pública, do deputado Geraldo Pimenta (PCdoB), para tratar das metas e diretrizes da rede mundial pela educação da Unesco, denominada Learning Cities, na qual o Brasil é representado pelo município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Comissão dá aval a visitas

O deputado Arlen Santiago (PTB) teve aprovada, em reunião desta terça (17), visita à Secretaria de Estado de Educação para discutir a oferta da educação indígena em Várzea Grande, no município de Itacarambi (Norte de Minas).

Outras duas visitas foram solicitadas pela deputada Ione Pinheiro (DEM), vice-presidente da comissão. Uma delas é na Escola Estadual Ministro Alfredo Vilhena Valladão, na Capital, para conhecer as instalações e condições de funcionamento em tempo integral. O outro é para conhecer a Escola Estadual Imperatriz Pimenta, em Ibirité (RMBH).

Consulte o resultado da reunião.