Roubos de carros em BH serão debatidos em audiência

Comissão de Segurança Pública recebe autoridades e representantes das polícias nesta terça-feira (17).

11/10/2017 - 18:28

Com o objetivo de debater o expressivo número de roubos a carros registrados em Belo Horizonte no primeiro semestre deste ano, a Comissão de Segurança Pública promove audiência nesta terça-feira (17/10/17). Requerida pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), a reunião será às 9h30, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Segundo o gabinete do parlamentar, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 3.972 roubos de veículos na Capital, o que corresponde a uma ocorrência a cada 65 minutos, em média. Dados da Polícia Civil indicam que, nos seis primeiros meses de 2016, foram 4.066 ocorrências desse tipo, o que evidencia um pequeno recuo em 2017, de 2,31%. Esse percentual ficou bem aquém da queda nos roubos em geral, que foi de 13,97%.

“Moradores da Capital têm relatado traumas por conta das ações violentas dos criminosos e cobram medidas de combate ao crime”, argumenta o parlamentar. Entre as ações pedidas pela população, segundo sua assessoria, está a presença ostensiva da Polícia Militar nas regiões onde os roubos ocorrem com mais frequência.

Repressão qualificada - Em entrevista ao portal em.com.br, o coordenador do Centro de Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas, Luís Flávio Sapori, avalia que a atuação da Polícia Militar e da Guarda Municipal contribuiu para a redução dos roubos em geral, mas não teve efeito sobre as ocorrências envolvendo veículos. Segundo ele, o roubo de carros depende de repressão mais qualificada, com investigação para identificar e desarticular as quadrilhas especializadas.

Para a audiência de terça (17), foram convidados, entre outros, os comandantes da PM e da Polícia civil, além de representantes do Ministério Público, Detran-MG e BHTrans.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.