Também foi aprovada audiência sobre o polo de criação de peixes ornamentais

Comissão quer discutir malha ferroviária mineira

Denúncia de abandono de vagões de trem motiva aprovação de requerimento para a realização de debate público.

10/10/2017 - 18:24

Nesta terça feira (10/10/17), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento para a realização de debate público para discutir os problemas da malha ferroviária mineira.

Os deputados João Leite (PSDB) e Roberto Andrade (PSB) estão preocupados com denúncia publicada pelo jornal Hoje em Dia no último dia 24 de agosto. Segundo essa notícia, vários vagões que eram utilizados para o transporte de cargas e pessoas estão abandonados em Sete Lagoas (Região Central do Estado) por estarem enferrujados e degradados.

De acordo com os dois parlamentares, esse tema é de grande relevância para o desenvolvimento econômico, a cultura e a história do Estado. As concessões ferroviárias também serão discutidas, uma vez que, desde a privatização do setor, houve redução na extensão das ferrovias.

Peixes ornamentais - Também foi aprovado requerimento do deputado Braulio Braz (PTB) para a realização de audiência pública em conjunto com a Comissão de Agropecuária e Agroindústria. O objetivo é debater o polo de criação de peixes ornamentais de Muriaé (Zona da Mata).

O parlamentar pretende discutir a aplicação da Lei 22.111, de 2016, que institui o Polo de Excelência em Piscicultura Ornamental na Zona da Mata. O objetivo dessa norma é incentivar a produção e comercialização de peixes ornamentais, além de promover o desenvolvimento tecnológico relacionado à atividade. Em sua justificativa, ele lembra atrasos em repasses do governo do Estado e a necessidade de políticas públicas para incentivar o negócio na região.

Consulte o resultado da reunião.