Também foi feito um minuto de silêncio pelas vítimas de incêndio em Janaúba

Ocupação da Uemg em Diamantina deve ser discutida na ALMG

Comissão de Direitos Humanos aprova requerimentos para ouvir estudantes, servidores da educação e militantes sem terra.

05/10/2017 - 16:00 - Atualizado em 05/10/2017 - 18:12

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quinta-feira (5/10/17), três requerimentos para realização de audiências públicas para ouvir reivindicações e mobilizações de estudantes, servidores e militantes sem terra no Estado. Todos os requerimentos são de autoria do 1º-secretário da ALMG, deputado Rogério Correia (PT).

Um dos requerimentos é para discutir as reivindicações dos estudantes de Direito que ocupam, desde o último dia 27 de setembro, a sede da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) em Diamantina (Região Central do Estado). Entre outros pontos, os alunos protestam contra a falta de providências para investigação de seis casos de assédio sexual no campus, que teriam sido identificados em relatório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

Os estudantes também denunciam suspeitas de improbidade administrativa, como apadrinhamento em bolsas de extensão, favorecimento em matrículas, mudança de notas de alunos e desvio de dinheiro proveniente de multas da biblioteca.

Outro requerimento é para que sejam discutidas as reivindicações dos servidores das superintendências regionais de ensino e do órgão central da Secretaria de Estado de Educação.

Já o terceiro requerimento foi para debater a situação dos acampamentos e assentamentos rurais na região Noroeste do Estado.

Janaúba – Durante a reunião, os parlamentares também fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas do massacre ocorrido no município de Janaúba (Norte de Minas), em que crianças de uma escola infantil faleceram ou se feriram em decorrência de um incêndio criminoso provocado provavelmente pelo vigia do estabelecimento. O minuto de silêncio foi solicitado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Cristiano Silveira (PT).

Consulte o resultado da reunião.