Deputado Coronel Piccinini (PSB) foi eleito presidente da Comissão Especial em reunião realizada no dia 21/9

Comissão avalia indicações ao Conselho Estadual de Educação

Reunião para sabatinar seis indicados, dois pela sociedade civil e quatro pelo governador, será terça (3), na ALMG.

29/09/2017 - 14:20

A Comissão Especial para emitir pareceres sobre seis indicações ao Conselho Estadual de Educação se reúne nesta terça-feira (3/10/17) para sabatinar os indicados. A reunião acontece a partir das 14h30, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Todas as indicações a serem apreciadas, que tramitam em turno único, terão como relator o deputado Durval Ângelo (PT). Após a votação dos pareceres na Comissão, as indicações ainda precisarão ser referendadas no Plenário da ALMG.

Nas mensagens em que encaminhou as indicações à Assembleia, o governador Fernando Pimentel informou que, conforme estabelece a legislação, todos os indicados são atuantes nas áreas afetas às competências do Conselho, detentores de notório saber e experiência em matéria de educação.

Ainda de acordo com o governador, as indicações preservam, na composição do Conselho, a paridade entre os membros representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), das entidades da sociedade civil e os membros livremente indicados pelo Chefe do Executivo.

Regulação - O Conselho Estadual de Educação é uma instância autônoma cuja missão é promover a regulação da educação em Minas Gerais, contribuindo para sua atualização e aprimoramento. Seus membros têm sua atuação dividida em câmaras: de ensinos fundamental e médio, educação superior e, por fim, planos e legislação.

Entre os quatro indicados de livre escolha do governador, Eduardo de Oliveira Chiari Campolina está sendo reconduzido. Os outros são Dalila Andrade Oliveira, Girlaine Figueiró Oliveira e Maria da Glória Ferreira Giudice. A indicada da sociedade civil, Maria do Carmo Menicucci de Oliveira, também está sendo reconduzida. O outro indicado da sociedade civil é Gustavo Henrique Escobar Guimaraes.

Além da experiência profissional, nos setores público e privado, as proposições trazem a formação educacional dos indicados:

  • Girlaine Figueiró Oliveira (Indicação 48/17) é graduada em pedagogia com habilitação em supervisão escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em gestão estratégica em instituições educacionais pelas Faculdades Promove. A indicada é, ainda, mestranda em educação, ensino e humanidades, também pela UFMG.
  • Maria do Carmo Menicucci de Oliveira (Indicação 49/17) também é graduada em pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e especialista em métodos e técnicas em educação especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui ainda mestrado em educação especial pela Vanderbilt University, nos Estados Unidos.
  • Maria da Glória Ferreira Giudice (Indicação 50/17) é graduada em matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (Vale do Rio Doce) e especialista em gestão e planejamento educacional e em educação matemática, respectivamente, pela Universidade Salgado de Oliveira e pela Faculdade de Educação São Luís.
  • Eduardo de Oliveira Chiari Campolina (Indicação 51/17) é militar da reserva graduado no curso de formação de oficiais da Academia de Polícia Militar e ainda em comunicação social pela PUC Minas. É, ainda, especialista em gestão estratégica de segurança pública, também pela Academia de Polícia Militar, tendo cursado ainda pós-graduação em teologia pastoral na Faculdade Jesuíta do Centro Loyola.
  • Dalila Andrade Oliveira (Indicação 52/17) é graduada em ciências sociais (1986) e mestre em educação pela UFMG e, ainda, doutora em educação pela Universidade de São Paulo. Acumula ainda pós-doutorados na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) (2005) e na Universidade de Montreal, no Canadá, na mesma área.
  • Gustavo Henrique Escobar Guimaraes (Indicação 53/17) é graduado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano, de São Paulo, com especialização em gestão de recursos humanos pela mesma instituição. Detém ainda mestrado em educação pela PUC de Campinas (SP).