Despejos na Vila Arthur de Sá motivam reunião na quarta (27)
Objetivo é evitar conflito social com a iminente retirada de moradores para construção de via no Bairro União.
26/09/2017 - 14:20A iminente retirada de moradores da Vila Arthur de Sá, no Bairro União, em Belo Horizonte, será discutida em audiência pública nesta quarta-feira (27/9/17), às 14h30, na Comissão de Participação Popular. A reunião será no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Área que é motivo de conflito antigo na cidade, a vila tem famílias que desde 2012 vivem a insegurança de serem removidas para a construção da Via 710, que ligará as avenidas Cristiano Machado e Andradas, destaca o autor do requerimento, deputado Doutor Jean Freire (PT), que preside a comissão.
"Em 2015, visitei a localidade e, em seguida, realizamos audiência pública sobre as ameaças de despejo àquelas famílias. Apesar dos encaminhamentos da reunião, ainda há o risco iminente de um conflito social urbano grave. A vida deve vir em primeiro lugar”, destaca o deputado ao defender a moradia digna como um direito de todos. O objetivo é buscar uma solução para a situação.
Foram convidados representantes de órgãos como Prefeitura de Belo Horizonte, Defensoria Pública e Ministério Público, além do Polos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Superitendência de Patrimônio da União em Minas e também responsáveis pelo empreendimento.
A vila - Conforme o gabinete do parlamentar, a Vila Arthur de Sá fica em área antes pertencente à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e hoje de propriedade da União. Os moradores alegam que as obras viárias foram previstas para o entorno, em espaço que não abrangeria a área ocupada pelas famílias.
Existente há mais de 30 anos, a vila ainda conta com dezenas de famílias que tentam negociar com a PBH um reassentamento em locais mais próximos da região. Além disso, segundo os moradores, o município ofereceria indenizações com valores bem baixos, impossibilitando a compra de imóveis em áreas regularizadas da Capital.