Com cem anos de idade, o empresário não pôde comparecer ao evento, mas seus três filhos o representaram
Parlamentares elogiaram a trajetória do político e empresário mineiro

Sócio-fundador da Coteminas recebe homenagem na ALMG

Comissão destaca a trajetória de Luiz de Paula, empresário, professor e escritor do Norte de Minas.

26/09/2017 - 18:17

“Do alto da sua centenária existência, Luiz de Paula inspira todos a prosseguirem na construção de um mundo mais justo e igualitário, onde os homens encontrem sua realização no trabalho, na educação, na promoção de oportunidades e no respeito ao direito e às instituições”. Com essa frase, o deputado Gil Pereira (PP) definiu a trajetória do político e empresário mineiro, Luiz de Paula Ferreira, sócio-fundador da Coteminas.

Nascido em Várzea da Palma e radicado em Montes Claros, municípios do Norte de Minas, Luiz de Paula foi homenageado nesta terça-feira (26/9/17), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico solicitada pelo deputado Gil Pereira.

Com cem anos de idade, o empresário não pôde comparecer ao evento, mas seus três filhos - João Gustavo de Paula, Maria Cecília de Paula e Maria Juliana de Paula - o representaram, recebendo o diploma com voto de congratulações pela sua atuação.

Ainda segundo o deputado Gil Pereira, Luiz de Paula inseriu o Norte de Minas no mapa do desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. Na década de 1960, Paula conheceu José Alencar e os dois juntos fundaram a empresa têxtil que mais tarde se tornaria a Coteminas, o maior grupo têxtil do Brasil e o décimo no mundo.

Unimontes - Além da Coteminas, Luiz de Paula criou a Unimontes, referência de ensino superior de Montes Claros e região, e o Rotary Club local, o qual presidiu, empreendendo várias ações sociais e culturais. Em 1997, o empresário inaugurou na cidade o Centro Educacional Coteminas, colégio para 650 crianças, a maior parte da periferia.

O deputado Gil Pereira rememorou ainda que em 1962, Luiz de Paula se tornou vice-prefeito de Montes Claros. E em 1966, foi eleito deputado federal, junto com Edgar Pereira, tio de Gil Pereira. Para ele, o fato simbolizou o marco divisor da história desenvolvimentista do Norte de Minas e a semente da caminhada dele na vida pública.

O deputado Carlos Pimenta (PDT) elogiou a iniciativa do colega, afirmando ser uma das mais belas e justas homenagens, em vida, a uma personalidade marcante de Montes Claros. Para ele, Luiz de Paula é um homem que prima pela ética e pelo bom comportamento na vida pública e privada.

“Ele é um exemplo para o Brasil de hoje, em que vemos tantas pessoas sem apreço pelas coisas do País. Em nome do povo de Montes Claros, dou os parabéns a Luiz e a sua família”, enalteceu Carlos Pimenta.

O deputado Roberto Andrade (PSB), presidente da comissão, também elogiou a iniciativa por exaltar o trabalho de um grande nome do Norte de Minas, que foi também professor, contador, historiador, poeta e escritor.

Uma vida de sucesso em condições adversas

Agradecendo a homenagem, a filha do empreendedor, Maria Cecília Ribeiro de Paula, lembrou que o pai teve que enfrentar condições adversas, mas soube desbravar e fazer história em todas as áreas em que atuou. “Uma vez, ele me disse: ‘tive poucas oportunidades na vida, mas aproveitei-as todas’”, destacou ela, acrescentando que a capacitação e a determinação fizeram com que ele atingisse seus ideais.

Tropeiro astronauta - O vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Romeu Scariolli, considerou que “Luiz de Paula, nos seus cem anos, sempre olhou para trás, entendeu o presente e projetou o futuro”. Scariolli lembrou frase dita por Paula que ilustra bem sua visão de mundo: “o tropeiro de ontem é o caminhoneiro de hoje e o astronauta de amanhã”.

Além da altivez e da determinação na condução de seus projetos, o dirigente da Fiemg destacou ainda o amor de Paula ao povo de sua terra. “Ele sempre pensou que conseguiria deixar um legado ainda maior para sua gente promovendo a educação na região”, declarou Romeu Scariolli.

Trabalhador da Coteminas há 46 anos, Pedro Bastos, vice-presidente da empresa, deu seu testemunho da “grandeza e determinação de Luiz de Paula e José Alencar para levar o desenvolvimento aos rincões mais pobres de Minas Gerais”. Por fim, Bastos classificou como justa “a homenagem a um homem de bem, empreendedor, que muito realizou em prol do Norte de minas”.