Comissão que vai analisar indicações elege presidente
ALMG tem que avaliar seis nomes indicados para compor o Conselho Estadual de Educação.
21/09/2017 - 17:50O deputado Coronel Piccinini (PSB) foi eleito presidente da Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para analisar indicações de novos integrantes do Conselho Estadual de Educação. Na reunião desta quinta-feira (21/9/17), a deputada Celise Laviola (PMDB) foi eleita vice-presidente da comissão e o deputado Durval Ângelo (PT), designado relator.
Os indicados pelo governador Fernando Pimentel para integrar o conselho serão sabatinados pela comissão especial, que deverá emitir um parecer sobre cada um dos nomes. Posteriormente, as indicações seguem para aprovação do Plenário.
O Conselho Estadual de Educação é um órgão vinculado ao Governo do Estado e tem como missão trabalhar pelo desenvolvimento do ensino público, por meio da aplicação e do aprimoramento do sistema normativo e da cooperação com outras entidades e a sociedade.
Os apontados pelo governador foram: Girlaine Figueiró Oliveira, Maria do Carmo Menicucci de Oliveira, Maria da Glória Ferreira Giudice, Eduardo de Oliveira Chiari Campolina, Dalila Andrade Oliveira e Gustavo Henrique Escobar Guimarães.
Girlaine Figueiró Oliveira é graduada em pedagogia com habilitação em supervisão escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui pós-graduação em gestão estratégica em instituições educacionais pela Faculdade Promove e mestrado em educação, ensino e humanidades pela UFMG.
Em 19 anos de experiência na área educacional, ocupou o cargo de analista educacional na Secretaria de Estado de Educação (SEE), entre 2008 e 2015. Atualmente ocupa cargos na SEE e no Fórum Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Maria do Carmo Menicucci de Oliveira é coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa da Federação das Apaes de Minas Gerais (Uniapae-MG). Graduada em pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais, tem mestrado em educação especial pela Universidade de Nashville (EUA).
Foi professora em diversas universidades, como PUC Minas, Unilavras e Unifor, e ocupou diversos cargos públicos em níveis municipal e estadual.
Maria da Glória Ferreira Giudice é formada em matemática e tem pós-graduação em educação matemática e gestão e também em planejamento educacional. Entre 2005 e 2016, foi secretária municipal de Educação e Cultura de Coronel Fabriciano (Vale do Aço), onde implementou o plano de educação em tempo integral em escolas municipais.
Em 2012, ganhou o prêmio “Mulheres Notáveis”, na modalidade educação do segmento administração pública, pela Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas).
Eduardo de Oliveira Chiari Campolina possui duas graduações no curso de formação de oficiais e em comunicação social. É pós-graduado em gestão estratégica de segurança pública e teologia pastoral. Já foi professor em diversas disciplinas de caráter militar e comunicacional, além de exercer o cargo de conselheiro estadual de educação no período de 2012 a 2015.
Dalila Andrade Oliveira é professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. É formada em ciências sociais, mestre em educação e tem pós-doutorado pela Universidade de Montreal (Canadá).
Já lecionou em universidades de diversos países, como Argentina, França, Espanha e Haiti. Também possui vários artigos e livros publicados, com ênfase em políticas públicas.
Gustavo Henrique Escobar Guimarães possui experiência na gestão de instituições de educação profissional, tecnológica e superior. Formado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (Unisal), também é mestre em educação pela PUC Campinas.
Já atuou com superintendência, gerência operacional, supervisão educacional, coordenação pedagógica e docência na educação superior, profissional tecnológica e não formal.