Más condições em delegacias do interior motivam audiência

Comissão de Segurança Pública discute na terça (19) a falta de materiais básicos e de pessoal na Polícia Civil.

15/09/2017 - 12:29

A Comissão de Segurança Pública discute, nesta terça-feira (19/9/17), às 9h30, a precariedade das delegacias de polícia do interior do Estado, onde estariam faltando desde materiais básicos, como caneta e papel higiênico, até efetivo policial.

A audiência pública será realizada no Plenarino IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento dos deputados João Leite (PSDB), Cabo Júlio (PMDB), João Magalhães (PMDB) e Sargento Rodrigues(PDT).

Segundo o deputado Sargento Rodrigues, presidente da comissão, a reunião foi pedida diante da situação exposta pelo Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepo) acerca de difilculdades rotineiras e de más condições de trabalho em delegacias localizadas no interior, especialmente nas regiões do Vale do Aço, Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e Norte.

"Faltam condições mínimas de funcionamento e de estrutura logística, o que acaba trazendo consequências graves para a realização de inquéritos e diligências no interior", considera o deputado.

Na sua avaliação, esse cenário é fruto da queda de recursos de custeio e investimento destinados à área de segurança pública. Segundo o parlamentar, o montante, apenas para investimento, caiu de R$ 33 milhões em 2014 para R$ 1,8 milhão em 2016.

Para discutir a situação foram convidados representantes das Secretarias de Estado da Fazenda e de Plenajamento e Gestão, da chefia da Polícia Civil e de entidades representativas de servidores.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.