Vanderlei Miranda criticou desenho exibido pelo canal HBO
Carlos Pimenta falou sobre racionamento de água em Montes Claros
Antonio Carlos Arantes disse que mais de 200 municípios mineiros sofrem com problemas de água
Sargento Rodrigues criticou a entrega da medalha JK ao governador do Rio, Pezão
João Leite condenou a transferência de parte da montadora Fiat para Pernambuco

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 12/9/17

Problemas com abastecimento de água em municípios mineiros são abordados pelos deputados.

12/09/2017 - 18:38

Desenho animado
O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) comemorou a aplicação da multa ao canal HBO pela exibição de desenho animado, que considerou inadequado, em horários com grande audiência infantil. O parlamentar enfatizou que já havia denunciado na tribuna do Plenário a exibição do desenho “Festa das Salsichas”, que, segundo ele, contém conteúdo pornográfico. O parlamentar celebrou que, após reclamações, o canal HBO alterou a exibição do desenho para após as 22 horas. Em aparte, o deputado João Leite (PSDB) afirmou que o governo federal tirou da gaveta projeto de reforma do Código Penal e defendeu a criação de uma frente parlamentar para punir efetivamente atos como o do canal televisivo, que, em sua opinião, ferem os valores familiares.   

 

 

Copasa I
O deputado Carlos Pimenta (PDT) fez um pronunciamento sobre a falta de água na cidade de Montes Claros (Norte de Minas). Ele disse que, nos últimos 60 dias, tem denunciado o descaso com a cidade por parte da Copasa. Segundo o parlamentar, a população sofre com o racionamento e está submetida a sistema de rodízio, que deixa alguns bairros até uma semana sem água. Entretanto, conforme afirmou, mesmo nessa situação a empresa aumentou em 11% os valores cobrados pelo serviço. Carlos Pimenta ainda criticou a construção da adutora que visa buscar água no Rio Pacuí para atender Montes Claros. Para ele, o projeto é inviável, pois o rio não tem vazão para atender as demandas da região. O deputado Sargento Rodrigues (PDT) concordou com as críticas e afirmou que a Copasa não tem condições para continuar abastecendo os municípios mineiros.

 

Copasa II
O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) também questionou a capacidade de abastecimento da Copasa. “A empresa vem definhando em termos administrativos e, principalmente, tem atuado com desrespeito ao cidadão”. Ele afirmou que a companhia deve repensar seu modelo de gestão, uma vez que não está conseguindo atender a população. Segundo Antonio Carlos Arantes, mais de 200 municípios mineiros estão com problemas de água, mas ele identifica outras cidades, atendidas por empresas diferentes, sem o problema. Em aparte, o deputado Fabiano Tolentino (PPS) defendeu a criação de uma CPI na ALMG para investigar a Copasa. Por fim, Antonio Carlos Arantes falou sobre a "maquiagem de dados" na segurança pública de Minas Gerais, o que foi complementado pelo deputado Cássio Soares (PSD), que citou a ocorrência de várias explosões de caixas eletrônicos no interior mineiro.

 

Impostos
Diante da crise de abastecimento de água, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) pediu a participação mais efetiva da base aliada do Governo do Estado. Ele também condenou a entrega, pelo governo estadual, da medalha JK ao governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, investigado em esquemas de corrupção. Seguindo as críticas, denunciou a falta de dinheiro para entidades terapêuticas e clínicas de reabilitação de dependentes químicos e questionou o aumento do ICMS sobre remédios, material escolar e de construção. Sargento Rodrigues também afirmou que o governo de Pimentel aumentou as despesas com "comidas luxuosas" e os gastos com jatinhos. Em aparte, o deputado Léo Portela (PRB) criticou a realização da exposição QueerMuseu, realizada em Porto Alegre (RS) com dinheiro da Lei Rouanet, a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Segundo Léo Portela, a exposição continha obras que faziam apologia à zoofilia e à pedofilia.  

 

Corrupção
O deputado João Leite (PSDB) tratou da denúncia contra o presidente Lula pela venda de medidas provisórias, que veio a público nesta terça-feira (12). Ele afirmou que o governo petista nos últimos 14 anos favoreceu bancos e montadoras, que enriqueceram "às custas do sofrimento do povo". O deputado condenou a ampliação da montadora Fiat em Pernambuco, desperdiçando esforço dos ex-governadores Aécio Neves e Antonio Anastasia para que a montagem dos veículos ficasse em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). João Leite também criticou a paralisação, pelo governo estadual, de programas como o Combate à Pobreza Rural e o Leite Pela Vida. Em aparte, Sargento Rodrigues criticou Pimentel por mandar um jatinho da polícia buscar o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, para receber a medalha JK em 2016.

 

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.