Outro requerimento aprovado é para visita ao Instituto Estadual de Florestas (IEF)

Comissão vai discutir rompimento da Barragem de Fundão

Audiência vai fazer um balanço das ações adotadas pela Samarco para reparar os danos causados pela tragédia em Mariana.

06/09/2017 - 11:46 - Atualizado em 18/09/2017 - 12:29

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (6/9/17), a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Direitos Humanos para fazer um balanço das ações adotadas para reparar os danos socioambientais causados pela mineradora Samarco com o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (Região Central do Estado).

O encontro foi solicitado pelo deputado Rogério Correia (PT). O rompimento da barragem aconteceu em 5 de novembro de 2015 e provocou a morte de 19 pessoas e a contaminação do Rio Doce por rejeitos de mineração, entre outros danos socioambientais.

Outro requerimento aprovado, do deputado Rogério Correia, é para a realização de visita ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), para tratar da elaboração de estudos técnicos objetivando a criação de uma unidade de conservação na região do Santuário Ecológico da Pedra Branca, em Caldas (Sul de Minas). Na última quarta-feira (30), moradores da região solicitaram a criação de área de proteção durante audiência pública realizada na ALMG.

Licenciamento de barragens – O Projeto de Lei (PL) 3.676/16, da Comissão Extraordinária das Barragens, que trata do licenciamento ambiental e da segurança das barragens de rejeitos de mineração, estava na pauta da comissão, mas teve sua análise adiada.

Presente na reunião, a representante do Movimento pelas Serras e Águas de Minas, Maria Tereza Corujo, falou sobre a preocupação dos ambientalistas com o licenciamento das barragens no Estado e lamentou o fato de o PL 3.695/16 (Projeto Mar de Lama), de iniciativa popular, ter sido anexado ao PL 3.676/16. Ela lembrou que, para a apresentação do projeto, foram coletadas 56 mil assinaturas.

O Projeto Mar de Lama estabelece normas de segurança para as barragens destinadas à disposição final ou temporária de rejeitos de mineração no Estado.

O presidente da comissão, deputado Glaycon Franco (PV), explicou que o relator do PL 3.676/16, deputado Thiago Cota (PMDB), está ouvindo todos os segmentos envolvidos e irá analisar o conteúdo dos projetos anexados para elaborar seu parecer.

Consulte o resultado da reunião.