Deputados vão discutir greve na Junta Comercial
Servidores paralisados pedem reajuste salarial e pagamento de gratificação acordada em 2015.
01/09/2017 - 13:52A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quarta-feira (6/9/17) com o objetivo de debater o estado de greve dos servidores da Junta Comercial do Estado (Jucemg). A atividade acontece a pedido do presidente da comissão, deputado Cristiano Silveira (PT), e está marcada para as 9h30, no Auditório.
Informações da Associação dos Servidores da Jucemg dão conta de que os servidores tiveram reajuste salarial e gratificação garantida pelo Estado em 2015 e buscam manter o recebimento do vale-alimentação, que pode deixar de ser fornecido.
Segundo os representantes sindicais da Junta Comercial, o Estado não estaria mais concedendo aumento salarial, apesar de contratar servidores terceirizados. De acordo com a associação, hoje são 180 concursados e cerca de 300 terceirizados.
A Junta Comercial recebe, diariamente, aproximadamente mil processos, entre pedidos de abertura e fechamento de empresas, emissão de certificados e declarações e registros empresariais.
Para a reunião, a comissão convidou representantes das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Fazenda, da Junta Comercial e sindicalistas.