Suposta irregularidade na conta de energia será discutida

Cemig estaria cobrando ICMS sobre transmissão e distribuição de energia, contrariando decisão do STJ.

01/09/2017 - 11:28 - Atualizado em 01/09/2017 - 15:40

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (4/9/17), audiência pública com o objetivo de debater suposta cobrança indevida do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre a totalidade do valor das contas de energia elétrica.

A atividade atende a pedido do presidente da comissão, deputado Felipe Attiê (PTB), e do deputado Sargento Rodrigues (PDT). A reunião está marcada para as 15 horas, no Plenarinho IV. De acordo com Felipe Attiê, a Cemig estaria cobrando na conta de luz os impostos relativos aos serviços de transmissão e distribuição de energia. Essa cobrança seria contrária a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual o ICMS só pode incidir sobre serviços diretamente prestados.

“É firme a jurisprudência no sentido de que não incide o imposto sobre tarifas de uso do sistema, já que o fato gerador do tributo é a saída de mercadoria, ou seja, o momento em que a energia elétrica é efetivamente consumida pelo contribuinte”, argumenta Felipe Attiê.

Ainda segundo o deputado, por determinação legal, o ICMS incide sobre o consumo de energia elétrica no percentual de 18%, mas o Governo do Estado, como forma de aumentar a arrecadação, estaria praticando essa cobrança sobre o valor total da conta.

Para o debate, a comissão convidou representantes do Governo do Estado, Cemig, Ministério Público, Procon e sindicatos ligados ao segmento de energia elétrica.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.