Presidente da comissão apresentou, em São Lourenço, o impacto da propaganda no consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens
Antônio Jorge (à esquerda) apresentou dados de pesquisas

São Lourenço apoia campanha contra publicidade de cerveja

Comissão vai ao município recolher assinaturas para apresentar projeto de lei federal de iniciativa popular.

25/08/2017 - 21:50 - Atualizado em 28/08/2017 - 17:51

"Não é uma campanha contra a cerveja nem uma cruzada moral. Trata-se de proteger nossas crianças contra as propagandas", disse o deputado Antônio Jorge (PPS) ao apresentar, em reunião em São Lourenço (Sul de Minas), proposta de mobilização contra a publicidade do setor.

A reunião, realizada pela Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta sexta-feira (25/8/17), lançou regionalmente a campanha Cerveja Também é Álcool, da qual o parlamentar é um dos coordenadores.

O principal objetivo da iniciativa é conscientizar sobre o impacto da publicidade de cerveja no consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens e, com isso, recolher assinaturas para apresentação de um projeto de iniciativa popular para alterar a Lei Federal 9.294, de 1996.

A norma trata da regulação da publicidade de bebidas alcoólicas no Brasil e, além de restringir horários de exibição na televisão, veta, por exemplo, a associação das bebidas com o esporte. A lei, porém, só se aplica a produtos com teor alcoólico de, pelo menos, 13º GL – o que exclui a cerveja. A campanha pretende incluir essa bebida entre os produtos com restrição de publicidade.

A iniciativa é da Associação Nacional pela Restrição da Propaganda de Bebida Alcoólica e teve origem no Ministério Público de São Paulo. O deputado Antônio Jorge, que preside a Comissão de Combate ao Crack, explicou que a associação foi criada para coordenar o recolhimento das assinaturas no País.

Jovens bebem cada vez mais cedo, diz deputado

O deputado Antônio Jorge mostrou, durante o evento, várias peças publicitárias veiculadas no País e criticou, especialmente, a objetificação do corpo feminino.

Ele apresentou dados de pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que indica que 12% da população de Belo Horizonte já teve algum problema decorrente da ingestão das bebidas, como a perda de familiares em acidentes de carro. Também mostrou números que indicam que os jovens têm começado a beber cada vez mais cedo, em média aos 15 anos de idade.

Sobre a publicidade, o parlamentar falou de campanha da Associação dos Diabéticos Americanos, segundo a qual bastam 30 segundos para uma marca influenciar uma criança a partir de um comercial de TV. Ele citou também pesquisa segundo a qual as crianças brasileiras estão entre as que mais assistem televisão no mundo, com quase 52 minutos diários em média.

Apoio - O parlamentar defendeu o combate ao lobby das empresas de cerveja na Câmara dos Deputados e, para isso, pediu o apoio da Câmara Municipal de São Lourenço.

O vereador Agilsander Rodrigues da Silva, presidente Câmara Municipal, disse que a Casa será parceira da campanha Cerveja Também é Álcool e está de portas abertas para ajudar com o que for necessário. Em nome da prefeitura, a secretária de Defesa Social de São Lourenço, Fabíola Renó, também manifestou seu apoio.

O subcomandante da 17ª Cia. da Polícia Militar de São Lourenço, major Paulo Márcio de Assis Jacinto, afirmou que a prevenção é uma das preocupações da instituição e citou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Muitos participantes reforçaram aspectos nocivos do hábito de consumir bebidas alcoólicas e a necessidade de melhorar a fiscalização da venda para menores de idade.

Consulte o resultado da reunião.