São Lourenço apoia campanha contra publicidade de cerveja
Comissão vai ao município recolher assinaturas para apresentar projeto de lei federal de iniciativa popular.
25/08/2017 - 21:50 - Atualizado em 28/08/2017 - 17:51"Não é uma campanha contra a cerveja nem uma cruzada moral. Trata-se de proteger nossas crianças contra as propagandas", disse o deputado Antônio Jorge (PPS) ao apresentar, em reunião em São Lourenço (Sul de Minas), proposta de mobilização contra a publicidade do setor.
A reunião, realizada pela Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta sexta-feira (25/8/17), lançou regionalmente a campanha Cerveja Também é Álcool, da qual o parlamentar é um dos coordenadores.
O principal objetivo da iniciativa é conscientizar sobre o impacto da publicidade de cerveja no consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens e, com isso, recolher assinaturas para apresentação de um projeto de iniciativa popular para alterar a Lei Federal 9.294, de 1996.
A norma trata da regulação da publicidade de bebidas alcoólicas no Brasil e, além de restringir horários de exibição na televisão, veta, por exemplo, a associação das bebidas com o esporte. A lei, porém, só se aplica a produtos com teor alcoólico de, pelo menos, 13º GL – o que exclui a cerveja. A campanha pretende incluir essa bebida entre os produtos com restrição de publicidade.
A iniciativa é da Associação Nacional pela Restrição da Propaganda de Bebida Alcoólica e teve origem no Ministério Público de São Paulo. O deputado Antônio Jorge, que preside a Comissão de Combate ao Crack, explicou que a associação foi criada para coordenar o recolhimento das assinaturas no País.
Jovens bebem cada vez mais cedo, diz deputado
O deputado Antônio Jorge mostrou, durante o evento, várias peças publicitárias veiculadas no País e criticou, especialmente, a objetificação do corpo feminino.
Ele apresentou dados de pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que indica que 12% da população de Belo Horizonte já teve algum problema decorrente da ingestão das bebidas, como a perda de familiares em acidentes de carro. Também mostrou números que indicam que os jovens têm começado a beber cada vez mais cedo, em média aos 15 anos de idade.
Sobre a publicidade, o parlamentar falou de campanha da Associação dos Diabéticos Americanos, segundo a qual bastam 30 segundos para uma marca influenciar uma criança a partir de um comercial de TV. Ele citou também pesquisa segundo a qual as crianças brasileiras estão entre as que mais assistem televisão no mundo, com quase 52 minutos diários em média.
Apoio - O parlamentar defendeu o combate ao lobby das empresas de cerveja na Câmara dos Deputados e, para isso, pediu o apoio da Câmara Municipal de São Lourenço.
O vereador Agilsander Rodrigues da Silva, presidente Câmara Municipal, disse que a Casa será parceira da campanha Cerveja Também é Álcool e está de portas abertas para ajudar com o que for necessário. Em nome da prefeitura, a secretária de Defesa Social de São Lourenço, Fabíola Renó, também manifestou seu apoio.
O subcomandante da 17ª Cia. da Polícia Militar de São Lourenço, major Paulo Márcio de Assis Jacinto, afirmou que a prevenção é uma das preocupações da instituição e citou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
Muitos participantes reforçaram aspectos nocivos do hábito de consumir bebidas alcoólicas e a necessidade de melhorar a fiscalização da venda para menores de idade.