O relator, Sargento Rodrigues (à direita), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo n° 1

Comissão analisa divulgação de dados relativos à violência

Projeto que trata do assunto recebe parecer favorável e está pronto para o 1º turno em Plenário.

22/08/2017 - 15:09

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã desta terça-feira (22/8/17), parecer de 1° turno favorável ao Projeto de Lei (PL) 3.118/15, que altera a Lei 13.772, de 2000, que trata da divulgação de dados relativos à criminalidade. O projeto está pronto para ser apreciado pelo Plenário.

De autoria do deputado Antônio Jorge (PPS), o PL 3.118/15, em sua redação original, pretende tornar obrigatória a difusão das seguintes informações: relação discriminada dos bens móveis e imóveis apreendidos em razão do crime de tráfico de drogas, excetuada a apreensão de armas de fogo; o órgão responsável pela sua guarda; e a relação dos bens utilizados pela administração pública.

O projeto também estabelece que os dados devem ser divulgados trimestralmente em site oficial do Estado. Segundo o deputado Antônio Jorge, o objetivo é dar ampla publicidade ao acervo dos bens apreendidos e custodiados pelo Estado, contribuindo para a fiscalização do seu uso.

Novo texto - O presidente da comissão e relator, deputado Sargento Rodrigues (PDT), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo n° 1, que apresentou.

O novo texto mantém as alterações na lei previstas pelo projeto original e acrescenta dispositivo prevendo a divulgação das informações relativas à execução orçamentária dos recursos arrecadados com a Taxa de Segurança Pública.

Comissão vai visitar penitenciária em Uberaba

Na reunião, foi aprovado requerimento do deputado Sargento Rodrigues para a realização de visita da comissão à Penitenciária Professor Aluízio Ignácio Oliveira, em Uberaba (Triângulo Mineiro). O objetivo é verificar a ocorrência de falhas nas revistas, além de suposta ausência de controle dos visitantes.

Outro requerimento aprovado é para a realização de audiência pública para debater denúncias de perseguição e ameaças sofridas pelo sargento Renato Augusto de Miranda que teriam sido cometidas pelo diretor de Inteligência da Polícia Militar, coronel Marcelo Martins de Resende. O requerimento também é de autoria do deputado Sargento Rodrigues.

Consulte o resultado da reunião.