Para Gustavo Corrêa, há muita demagogia nos atos em defesa da Cemig
Duarte Bechir abordou as necessidades das pessoas com deficiência
Sargento Rodrigues acusou o comando da PM de atuar como oposição ao Legislativo
O movimento contra a venda de usinas da Cemig é suprapartidário, segundo André Quintão

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 22/8/17

O leilão de usinas da Cemig e os fóruns regionais de governo foram alguns dos assuntos abordados pelos parlamentares.

22/08/2017 - 20:17 - Atualizado em 23/08/2017 - 11:46

Cemig I
O deputado Gustavo Corrêa (DEM) acusou os parlamentares da situação e o governador Fernando Pimentel de estarem fazendo demagogia nos atos contra o leilão de usinas da Cemig. Segundo ele, a situação só chegou a esse ponto por causa da Medida Provisória 579, de 2012, editada pela ex-presidente Dilma Rousseff, uma proposição que sempre foi criticada pelo seu grupo político. "Não é incitando movimentos sociais a invadirem as hidrelétricas que o impasse com o governo federal vai ser resolvido", advertiu. Ainda de acordo com o deputado, enquanto o governador nunca se reuniu com o presidente Michel Temer para tratar do assunto, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) negocia há muito tempo uma solução. O parlamentar também criticou os fóruns regionais de governo, "o maior desperdício de dinheiro público do Estado", nas suas palavras. Em apartes, Antonio Carlos Arantes (PSDB) culpou a ex-presidente Dilma Rousseff pela possibilidade de venda das usinas e João Vítor Xavier (PSDB) lembrou o falecimento do locutor esportivo Willy Gonser.

Pessoas com deficiência
O deputado Duarte Bechir (PSD) destacou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada este ano de 21 a 28 de agosto. Ele ressaltou que o objetivo é sensibilizar a sociedade para as necessidades dessa parcela da população e o combate ao preconceito. Duarte Bechir também lembrou as discussões promovidas pela comissão dedicada ao tema na ALMG, a qual preside, sobre os desafios da educação inclusiva. No seu entender, as escolas da rede regular ainda não estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais. Outro assunto abordado pelo parlamentar foi a necessidade de difusão dos conselhos municipais voltados a esse segmento da população. Conforme informou, menos de 5% dos municípios mineiros possuem um conselho. Por fim, Duarte Bechir convidou os presentes a participarem de audiência pública nesta quarta (23) sobre a isenção de impostos para a compra de veículos por pessoas com deficiência.

Segurança
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) criticou o comando da Polícia Militar no Estado por não ter enviado nenhum representante à audiência que a Comissão de Segurança Pública realizou nesta terça-feira (22) sobre a criminalidade no Bairro União, na Capital. Para o deputado, a direção da corporação vem fazendo papel de oposição ao Legislativo. Em sua opinião, a atitude foi um desrespeito com os moradores da região, que se mobilizaram para participar da reunião. Ele também questionou dados da Polícia Civil apresentados na audiência que indicam a redução da criminalidade no local. Em aparte, o deputado João Leite (PSDB) relatou que moradores informaram já ter desistido de registrar boletins de ocorrência, por falta de confiança no poder público. Também em aparte, o deputado Léo Portela (PRB) cobrou que o Governo do Estado regularize o repasse de recursos para comunidades terapêuticas.

 

Cemig II
Em resposta às críticas ao posicionamento de parlamentares da situação nas ações de mobilização contra a venda de usinas da Cemig, o deputado André Quintão (PT) ressaltou que o momento exige uma união suprapartidária em defesa do patrimônio mineiro e dos consumidores, que teriam que arcar, por meio do aumento da conta de energia, com o valor despendido pela empresa que vier a arrematar as hidrelétricas em leilão. André Quintão disse perceber e estranhar a torcida de parcela da oposição para que a situação não tenha um desfecho positivo para o Estado. Na avaliação do parlamentar, o governo federal está de má vontade, pelo fato de o governador já ter se posicionado contra a renegociação da dívida proposta aos estados. Nos termos sugeridos, essa renegociação inviabilizaria políticas públicas sociais em Minas, segundo André Quintão. O deputado também defendeu os fóruns regionais de governo, que, no seu entender, favorecem o diálogo entre o Executivo e a população mineira.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.