Assembleia discute iniciativa da ONU para mulheres

Comissão Extraordinária das Mulheres receberá representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil.

18/08/2017 - 17:56

Nesta segunda-feira (21/8/17), a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, participa de audiência pública organizada pela Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pela presidente da comissão, deputada Marília Campos (PT), discutirá a iniciativa global “Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo para a igualdade de gênero”, lançado pela ONU Mulheres.

A audiência pública acontecerá no Plenarinho IV da ALMG, às 14h30. A ONU Mulheres atua como secretariado da Comissão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres. Para a deputada Marília Campos, o órgão pode ser um forte aliado para a construção de uma agenda progressista para as mulheres.

A iniciativa da ONU Mulheres foi lançada em apoio à “Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável”, adotada em 2015 pela ONU. “Em um momento de crise política e econômica, são as mulheres as primeiras a sentirem os efeitos negativos, por isso, é urgente debater formas de empoderamento e proteção legal. O Brasil é signatário do programa 50-50 pela igualdade de gênero e abriu com chave de ouro os trabalhos quando a ex-presidente Dilma Roussef sancionou a lei que tipifica o feminicídio”, afirma Marília Campos.

Outros compromissos assumidos pelo Brasil, com relação à iniciativa, são: proteção às mulheres em situação de violência, cuidados de saúde materna e assistência às meninas, plano para os cuidados prestados às vítimas de violência sexual por parte de profissionais de segurança pública e de saúde, grupo de trabalho sobre a saúde para as mulheres com deficiência, licença-maternidade para mulheres militares e permissão de registro do nascimento de filhos sem a presença do pai.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.