PSB será homenageado na Assembleia Legislativa

Aniversário do Partido Socialista Brasileiro (PSB) será celebrado em Reunião Especial nesta quinta-feira (24).

18/08/2017 - 16:00

Para comemorar os 70 anos de fundação do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove reunião especial no Plenário, nesta quinta-feira (24/8/17), às 20 horas. O deputado Antônio Lerin (PSB) é o autor do requerimento pela reunião, que homenageará os feitos políticos da legenda ao longo dos anos.

Fundado em agosto de 1947, o PSB segue a ideologia da esquerda democrática. O partido tem como objetivo a defesa da democracia e da liberdade. Atualmente, o PSB possui quatro deputados na ALMG, além de 35 deputados federais e seis senadores, sendo uma importante legenda no contexto da política brasileira.

O deputado Antônio Lerin fala da importância do partido: “Somos representantes de uma nova política, que quer, em suas ações, os movimentos sociais cada vez mais participantes. Nossa bandeira é a do Brasil, do povo, que, mesmo sob tantas pressões e injustiças sociais, não desiste de lutar por um país melhor e mais justo. Não desistimos de lutar por um Brasil que seja verdadeiramente dos brasileiros."

PSB - Adepto da esquerda democrática, em seus primeiros anos  de atuação, o PSB teve como primeiros filiados jovens, intelectuais e sindicalistas.

Após 18 anos de fundação, o partido foi extinto devido a Lei Constitucional nº 2 de 1965, que acabou com os partidos existentes até então, criando a Arena, de sustentação ao regime, e o MDB, de oposição. Somente em 1985, com o fim do governo militar e a redemocratização brasileira, o partido voltou a atuar na política de maneira direta, com o mesmo programa e manifesto de 1947.

Em 2010, tornou-se o segundo partido em número de governos estaduais, atrás do PSDB. Em 2012, atingiu o maior número de capitais e um aumento expressivo no número de prefeituras. Nas últimas eleições presidenciais, a candidata pelo partido, Marina Silva ficou na terceira posição com 21,32% dos votos, totalizando mais de 22 milhões.

Marina Silva substituiu o candidato do PSB até então, Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo, em 13 de agosto de 2014.