Comissão também aprovou visita ao Centro Líbano-Brasileiro de Referência em Autismo de BH

Denúncia de maus-tratos a criança autista pauta reunião

Problema teria ocorrido em escola da rede municipal de Belo Horizonte.

16/08/2017 - 15:36

Debater denúncia de maus-tratos sofridos por uma criança com transtorno do espectro autista em escola da rede municipal de Belo Horizonte. Requerimento com essa finalidade foi aprovado, nesta quarta-feira (16/8/17), pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A audiência de convidados, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), foi motivada por matéria divulgada pelo Portal Uai no último dia 10 de agosto. Na notícia, a mãe relata que o menino de 10 anos, que estuda em escola localizada no Bairro Piratininga, em Venda Nova, há dois anos, chegou em casa machucado pela primeira vez em dezembro do ano passado.

Com o retorno às aulas, no início deste ano, a criança teria voltado a aparecer com hematomas pelo corpo. A mãe do garoto explicou que vídeos confirmaram que o monitor que o acompanhava na sala de aula é o responsável pelos ferimentos. Ainda de acordo com a matéria, o funcionário foi demitido e o caso já está sendo investigado pela Polícia Civil.

“Um monitor pago e qualificado para cuidar da criança foi quem fez isso”, lamentou o deputado Duarte Bechir. Em sua opinião, o governo quer fechar escolas especiais em nome da inclusão, mas ela não tem sido promovida em instituições de ensino regulares.

Visita – Outro requerimento aprovado, do mesmo parlamentar, é para que seja realizada visita ao Centro Líbano-Brasileiro de Referência em Autismo da Capital. O objetivo é conhecer as instalações, as condições de funcionamento e as intervenções necessárias para o melhor atendimento ao público.

Consulte o resultado da reunião.