Após intensa discussão sobre educação política nas escolas, alunos votaram e elegeram sete propostas do polo

Começam as plenárias regionais do Parlamento Jovem

Polo Sul de Minas IV, que reúne 250 estudantes em Pouso Alegre, é o primeiro a definir propostas para a etapa final.

04/08/2017 - 19:23

Uma discussão democrática sobre educação e política, com 250 alunos de 15 cidades; a análise e a defesa de 45 propostas, com priorização de sete, feita por quem vive o dia a dia das escolas; o entrosamento de jovens engajados que querem ser agentes de transformação da realidade. Assim foi a plenária regional do Parlamento Jovem de Minas realizada na última quinta-feira (3/8/17) pelo polo Sul de Minas IV, na Câmara Municipal de Pouso Alegre.

Essa foi a primeira de uma série de plenárias que deverão ser realizadas pelos 12 polos do PJ Minas 2017 até o final de agosto, envolvendo 63 municípios. Nesses encontros, serão analisadas as propostas vindas de cada município da região e votadas aquelas que o polo trará para a etapa final, em Belo Horizonte, em setembro. Os municípios também escolherão os representantes que participarão da plenária estadual.

O Sul de Minas IV é o maior polo, com 15 municípios: Andradas, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Carvalhópolis, Conceição dos Ouros, Córrego do Bom Jesus, Itajubá, Itanhandu, Machado, Maria da Fé, Paraisópolis, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas e São Lourenço. Vereadores também participaram da plenária, assim como coordenadores municipais, num total de mais de 300 pessoas.

Cidadania – O PJ Minas é um projeto de formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, feito pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

Neste ano, 14ª edição, o tema escolhido foi “Educação Política nas Escolas”, com os subtemas Educação política e currículo; Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas.

Ao término de todas as etapas, o documento final do PJ Minas, com as propostas priorizadas, é repassado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que por sua vez dá encaminhamento formal às deliberações dos estudantes. As sugestões podem dar origem a projetos de lei ou propostas de ação legislativa para cobrar providências quanto aos problemas discutidos ao longo do projeto.

Atuação dos jovens surpreende ex-participante

Para a coordenadora municipal do PJ Minas em Pouso Alegre, Mônica Franco, a plenária superou todas as expectativas. “Foi bonito ver a participação dos estudantes. Eles foram muito atuantes, fizeram destaques nas propostas, pediram explicações e defenderam o próprio ponto de vista”, comenta. Mônica também participou do PJ Minas, na edição de 2010.

Segundo a coordenadora, uma das propostas de maior consenso foi a que prevê a implantação do livro “Constituição em Miúdos” para os alunos do nono ano do ensino fundamental II e do ensino médio nas escolas públicas e particulares do Estado, promovendo o debate político interdisciplinar. O livro já é usado por alguns alunos na rede municipal de Pouso Alegre.

Constituição em Miúdos é uma versão didática e lúdica da Constituição Federal. Ele está disponível no site do Senado Federal e é também utilizado em outros estados. O texto é de Madu Macedo, coordenadora da Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre.

Ouvidoria – Na plenária, os alunos também aprovaram, entre outras, proposta de criação de ouvidoria nas escolas, para uma gestão mais transparente; o projeto Câmara na Escola, para um debate mediado sobre política; e a reestruturação dos livros didáticos de acordo com o Conteúdo Básico Comum (CBC), com o acréscimo de conteúdos sobre política social sem o viés partidarista.

O coordenador do polo Sul de Minas IV, Geovan Dantas, avalia como gratificante o trabalho com os jovens na discussão sobre política. “Eles poderão ser nossos novos representantes. E serão melhores fiscalizadores”, afirma. Em seu primeiro trabalho com o PJ Minas, Geovan já assumiu a responsabilidade de organizar uma plenária com número maior de estudantes que a própria plenária estadual.

Mônica Franco destaca também a união do polo e a ajuda de todos os coordenadores para que os estudantes tivessem as melhores condições de participação. Gabriela Abreu, 15 anos, estudante de Santa Rita de Caldas, comemora sua estreia no projeto. “Essa é uma oportunidade de conhecer mais sobre política”, afirma a aluna, que garante se identificar com o tema e também com as questões ligadas à educação.