Decisão para fechar a unidade foi tomada após acordo entre a Fhemig e o Ministério Público e atingiu cerca de 200 servidores
Deputados criticaram a medida de fechar a unidade ortopédica do Hospital Galba Velloso

Funcionários denunciam fechamento do Galba Ortopédico

Deputados da Comissão de Saúde vão visitar o local e realizar audiência para debater o assunto.

02/08/2017 - 11:27

Funcionários da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) participaram de reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (2/8/17), e protestaram contra o fechamento de unidade ortopédica do Hospital Galba Velloso (Galba Ortopédico), em Belo Horizonte. Para debater o assunto, a comissão aprovou e agendou a realização de visita e audiência, nas próximas terça (8) e quinta-feira (10), respectivamente.

A diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), Neusa Freitas, explicou que os funcionários foram surpreendidos na última sexta-feira (28) com a notícia sobre o fechamento da unidade. Segundo ela, a decisão foi tomada após acordo entre a Fhemig e o Ministério Público de Minas Gerais, diante de laudos da vigilância sanitária.

“Não houve discussão com os trabalhadores, com os sindicatos e nem com os conselhos estadual e municipal. Somos contra o fechamento de qualquer unidade da Fhemig”, afirmou. Segundo Neusa Freitas, cerca de 200 servidores foram atingidos pela medida.

O funcionário do Galba Ortopédico, Tiago de Oliveira Neto, condenou o fechamento do Galba Ortopédico e apontou que a unidade cumpre uma função importante na rede de saúde estadual ao desafogar o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS) e realizar as cirurgias ortopédicas. De acordo com ele, a unidade conta com 86 leitos, bloco cirúrgico, além de atendimento ambulatorial.

O deputado Doutor Jean Freire (PT), autor do requerimento para a audiência, explicou que foi procurado pelos funcionários pedindo a realização do debate. O deputado Antônio Jorge (PPS) apresentou emenda ao requerimento para a realização da visita ao local e criticou a medida de fechar a unidade ao invés de corrigir o problema.

O presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), defendeu a importância da participação do sindicato nas reuniões da comissão, que vem denunciando a situação precária da saúde em Minas Gerais.

Por fim, deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) se comprometeu a representar a comissão em reunião marcada para esta quinta-feira (3) que vai contar com a presença de diretores da Fhemig e de representantes do Ministério Público e dos servidores.

Teófilo Otoni – Outro requerimento aprovado pede a realização de audiência pública para debater a situação do Hospital Santa Rosália, no município de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). O pedido é de autoria do deputado Antônio Jorge.

Consulte o resultado da reunião.