Institucionalização da terapia ocupacional completa 100 anos

ALMG comemora a data em Reunião Especial de Plenário na noite desta segunda-feira (10).

07/07/2017 - 12:26 - Atualizado em 07/07/2017 - 16:33

O centenário mundial da institucionalização da terapia ocupacional será celebrado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A homenagem acontecerá durante Reunião Especial de Plenário, nesta segunda-feira (10/7/17), às 20 horas. O evento atende a requerimento dos deputados Antônio Jorge (PPS) e Rogério Correia (PT).

Em 2017, celebram-se os 100 anos da criação da primeira organização formal, a Associação Americana de Terapia Ocupacional, fundada em Nova Iorque (Estados Unidos). Comemora-se a oportunidade de dar visibilidade ao trabalho e promover as diversas instituições representativas da área.

A terapia ocupacional é uma profissão de nível superior, regulamentada pelo Decreto-Lei 938, de 1969. No mundo, a atuação do terapeuta ocupacional se expandiu pela necessidade de tratar soldados feridos da Primeira Guerra Mundial. No Brasil, os primeiros cursos de graduação surgiram na década de 1950.

Esse tipo de terapia se baseia no princípio de que a saúde não é somente a ausência de doença, mas também o bem-estar biológico, psicológico e social. Terapeutas ocupacionais utilizam técnicas que tentam trazer de volta a independência do paciente, através do uso de atividades propositivas, da adaptação de utensílios e mobiliário e do treinamento para o uso de órteses.

"É um instrumento muito importante do ramo da medicina, que nós precisamos valorizar", destaca o deputado Rogério Correia. O parlamentar afirma que no Brasil ainda não se tem o conhecimento de todos os benefícios que a terapia ocupacional pode trazer.

Já o deputado Antônio Jorge destaca que a terapia ocupacional é uma profissão consolidada não somente na área da saúde, mas também da assistência social e da educação. O seu principal objetivo é favorecer o desempenho das pessoas nas atividades diárias, estimulando a autonomia e a inclusão social.