Sargento Rodrigues falou do trabalho que faz pela Polícia Militar na ALMG
Carlos Pimenta apontou ausência de recursos da Sudene no Norte de Minas
João Leite manifestou-se contra alienação da Cidade Administrativa
Bonifácio Mourão homenageou Univale pelos seus 50 anos

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 5/7/17

Alienação do imóvel da Cidade Administrativa e recursos da Sudene para o Norte de Minas estão entre os temas abordados.

05/07/2017 - 19:51

Difamação
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) mencionou reunião realizada na terça-feira (4), em Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas), na qual o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, teria conversado com policiais da região e dito que o deputado “não fazia nada” pela PM. Segundo o parlamentar, seu nome não foi citado, mas as afirmações ditas teriam dado a entender se tratar de sua pessoa.“Não tenho nada pessoal contra o comandante, mesmo ele tendo dado ordem à Polícia, em 21 de abril do ano passado, para jogar gás lacrimogênio em mim. Se o salário dele hoje é de R$ 21 mil, foi graças ao empenho deste deputado. Sou autor de 48 leis, é perda de tempo me atacar. Todos os benefícios, de 1999 para cá, dos quais os policiais gozam passaram por mim; fui autor, relator ou negociei com o governo. Se temos hoje uma carreira jurídica de delegado, entre outras inúmeras conquistas, é graças a mim”, completou.

 

Sudene
A ausência de recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para o Norte de Minas foi o tema do pronunciamento do deputado Carlos Pimenta (PDT). Segundo ele, quando a área foi incluída na Sudene, recebeu melhorias em diversas ações da instituição. No entanto, os recursos que deveriam ser destinados aos municípios mineiros estão sendo redistribuídos “por falta da presença do governo na área”. “Ano passado perdemos para os estados nordestinos R$ 3,5 bilhões, que deveriam ser para nós. O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), José Reis Nogueira de Barros, que também é prefeito de Bonito de Minas, fez uma reunião com demais representantes do Vale do Mucuri e, para mim, está claro que a hora é de mobilização. Não podemos mais esperar uma ação do governo. O governador cancelou visita a Serra dos Aimorés. Mas isso não irá nos desanimar”, ressaltou.

 

Cidade Administrativa
O deputado João Leite (PSDB) criticou manchete do jornal Estado de Minas, que destaca o papel da ALMG na autorização de alienação do imóvel da Cidade Administrativa. Ele lembrou o tempo em que secretarias do governo funcionavam em prédios separados e ressaltou as melhorias trazidas à região Norte da cidade pela construção da nova sede. O parlamentar ressaltou, ainda, a importância de aprovação da emenda ao PL 4.148/17 que permitirá prorrogação até 2019 do contrato de agentes prisionais e socioeducativos. “Eles mantém o sistema prisional em ordem, um sistema que já está com mais de 200% de lotação”. Em aparte, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) endossou o colega. Também em apartes, os deputados Tadeu Martins Leite (PMDB) e Marília Campos (PT) falaram, respectivamente, de reunião da Câmara dos deputados na ALMG, sobre a Lei Kandir, e da retomada dos trabalhos da Comissão Extraordinária das Mulheres.

 

Univale
Os 50 anos da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) foram celebrados pelo deputado Bonifácio Mourão (PSDB). De acordo com o parlamentar, a instituição já atendeu cerca de 30 mil alunos e foi homenageada na Câmara Municipal de Governador Valadares (Rio Doce). “Governador Valadares mudou depois da chegada da universidade. Queremos saudar a instituição na pessoa do presidente da Fundação Percival Farquhar, Rômulo César Leite Coelho, e também seu corpo docente e discente, além de todos os que contribuíram não só para o crescimento da Univale, mas da região”, afirmou. O parlamentar também elogiou os serviços prestados à comunidade pela instituição, por meio de seu Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE), Ambulatório de Lesões, Centro Esportivo da Univale e o Centro Judiciário de Resolução de Conflitos, entre outros. “A Univale presta serviços não apenas à região, mas a todo o País”, finalizou.

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.