Paulo Guedes agradeceu ao ex-presidente Lula por reformas sociais.
Marília Campos defendeu-se de acusações de irregularidades na prefeitura de Contagem.
João Leite pediu a continuidade dos agentes contratados nas penitenciárias de Minas.

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 27/6/17

Parlamentares discutiram a continuidade dos agentes penitenciários contratados nos presídios mineiros.

27/06/2017 - 18:08 - Atualizado em 27/06/2017 - 19:59

Entrevista de Lula
O deputado Paulo Guedes (PT) deu destaque à entrevista concedida pelo ex-presidente Lula à Rádio Itatiaia. O parlamentar citou parte da fala de Lula, o qual declarou que a saída da presidente Dilma Rousseff fez o Brasil sofrer um “golpe insensato”. “Os brasileiros que eram a favor do impeachment se arrependeram da saída de Dilma. Hoje, têm vergonha de usar a camisa da seleção brasileira e andam de cabeça baixa”, disse. Guedes também agradeceu a Lula pelas conquistas sociais que o País obteve durante seu governo e criticou as reformas trabalhista e da Previdência Social, que tramitam no Congresso. O parlamentar expressou apoio ao Projeto de Lei 4.249/17, do deputado Cristiano Silveira (PT), que trata da contratação por tempo determinado para atender excepcional interesse público. “A modificação na legislação contemplará os nossos agentes penitenciários e assegurará que Minas utilize seus valorosos serviços”.

 

IPTU
A deputada Marília Campos (PT) ressaltou a importância da greve geral nesta sexta-feira (30/6/17), movimento que pede a saída do presidente Michel Temer e a paralisação das reformas trabalhista e da Previdência no Congresso. Também comentou matéria desta segunda (26) do jornal O Tempo, na qual o Ministério Público de Contas de Minas aponta irregularidades e omissões relativas à renúncia do IPTU de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e a responsabiliza, já que Marília era prefeita em 2005. “Eu soube da denúncia pelo jornal. Respeitei a legislação, que existe há quase 30 anos. Modernizamos a gestão, transformamos Contagem na terceira maior arrecadação de IPTU do Estado, atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal. Eu gerei melhor qualidade de vida e, por isso, tenho aprovação de mais de 70% da população do município. Procurarei o Tribunal de Contas e o relator desse processo para conversarmos”. 

 

Agentes Penitenciários
O deputado João Leite (PSDB) agradeceu aos agentes penitenciários presentes nas galerias do Plenário durante a reunião. “Temos 75 mil presos nas cadeias mineiras e se não temos rebeliões é por causa do bravo trabalho de vocês”. Em aparte, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) manifestou apoio ao Projeto de Lei 4.249/17. “Esses agentes são trabalhadores honrados, mobilizados para defender seus empregos”. O parlamentar do PDT também criticou o governo por recolher 11 Companhias da Polícia Militar em Belo Horizonte, substituindo-as por bases móveis. “Isso é uma covardia contra o cidadão”, ressaltou. Ao voltar a falar, João Leite declarou ser essencial que o governo permita o porte de arma aos agentes e repudiou a demissão de 44 deles em Unaí (Noroeste de Minas). Em apartes, os deputados João Vítor Xavier (PSDB) e Marília Campos debateram detalhes da denúncia de irregularidades do IPTU de Contagem.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.