Requerimentos foram aprovados pela Comissão de Desenvolvimento Econômico nesta terça (27)

Comissão quer debater retorno das atividades da Samarco

Requerimentos aprovados preveem visitas a três órgãos, inclusive à Força-Tarefa Caso Samarco, do Ministério Público.

27/06/2017 - 17:30 - Atualizado em 27/06/2017 - 17:43

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, durante reunião nesta terça-feira (27/6/17), três requerimentos do deputado Roberto Andrade (PSB), presidente da comissão, para que sejam realizadas visitas dos integrantes da comissão a três órgãos, a fim de debater a retomada das atividades da empresa Samarco Mineração S/A em Minas.

As visitas serão à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; à Coordenadoria da Força-Tarefa Caso Samarco, criada pelo Ministerio Público Estadual; e à Procuradoria-Geral de Justiça.  

As operações da mineradora estão paralisadas desde novembro de 2015, quando aconteceu o rompimento da barragem do Fundão, na Mina Germano, no município de Mariana (Região Central do Estado). A tragédia destruiu o povoado de Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, além de provocar outros danos em toda a bacia do Rio Doce.

Ainda na reunião, foi aprovado requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) para que seja realizada audiência pública com a finalidade de discutir o aplicativo desenvolvido pelos gêmeos Jeiel Junio Silva Santos e Junio Gabriel Silva Santos, que tem o objetivo de facilitar a economia de energia e de água. A ideia dos irmãos foi a vencedora do prêmio Bom Exemplo 2017, na categoria cidadania.

Consulte o resultado da reunião.