Micose que atinge gatos será enfocada em audiência pública

Comissão de Proteção dos Animais vai debater a esporotricose, zoonose causada por fungos, nesta quinta-feira (29).

23/06/2017 - 18:10

Debater a esporotricose, zoonose causada por fungos e que tem como principais hospedeiros os gatos, e alertar para os cuidados com esses animais para prevenir e combater a doença. Esses são os principais objetivos da audiência pública que a Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quinta-feira (29/6/17). Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), a reunião acontece às 14h30, no Auditório.

O portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, uma das mais destacadas instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, fornece alguns esclarecimentos sobre a zoonose. Segundo o site, a esporotricose é uma micose causada pelo fungo Sporothrix schenckii que pode afetar animais e humanos.

No estado do Rio de Janeiro, afirma o portal, desde o fim da década de 1990, tem sido grande a ocorrência dessa doença em animais, especialmente em gatos. Há tratamento para a micose e o diagnóstico dos animais pode ser feito na maioria das clínicas veterinárias.

A Fiocruz ainda alerta os donos de animais com suspeita da doença para que não os abandonem, maltratem ou sacrifiquem. O melhor é procurar o tratamento adequado e se informar sobre os cuidados a observar para cuidar do animal sem colocar em risco a própria saúde.

Para a reunião desta quinta (29), foi convidada a vereadora da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete (Região Central do Estado), Carla Maria Sássi de Miranda.