Diplomata japonês destaca parceria com Minas
Novo embaixador no Brasil é recebido na Assembleia e prevê novas oportunidades nas relações comerciais com o Estado.
19/06/2017 - 20:32Em visita ao Estado, para aprofundar relações bilaterais e de amizade com o povo mineiro, o novo embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, foi recebido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (19/6/17). O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), conduziu a recepção no Salão Nobre e destacou a segurança institucional do Estado, com equilíbrio entre os Poderes. “É o melhor lugar para se investir”, garantiu.
Satoru Satoh lembrou que Minas abriga iniciativas de destaque na relação nipo-brasileira, como a Usiminas, a Cenibra e o Prodecer, projeto de desenvolvimento do Cerrado. A visita a Minas é, ainda, uma preparação para a missão que pequenas e médias empresas japonesas planejam realizar no Estado, entre os dias 1º e 4 de agosto, em busca de parceiros comerciais e joint venture com empresas mineiras. A missão também será chefiada pelo embaixador Satoh.
Usiminas – Temas como a crise vivida pela Usiminas, em Ipatinga (Vale do Rio Doce) também foram tratados no encontro, e vários parlamentares pediram o apoio da diplomacia japonesa para que a empresa volte a ser destaque no mercado global de aço. Além de fatores mercadológicos e financeiros, a siderúrgica enfrenta uma disputa de acionistas. Um deles, a Nippon Steel estava representado no encontro no Salão Nobre pelo diretor Kazuhiro Egawa.
O embaixador destacou que, em 2018, serão celebrados 110 anos da imigração japonesa no Brasil e pediu apoio da Assembleia para as comemorações que serão realizadas. O cônsul-geral honorário do Japão em Belo Horizonte, Wilson Brumer, acrescentou que, também no próximo ano, o protocolo de irmandade com a província japonesa de Yamanashi, que tem excelência na lapidação e produção de joias, completa 45 anos.
Além da comitiva japonesa, participaram do encontro os deputados Rogério Correia (PT), 1º-secretário da ALMG; Cássio Soares (PSD), Felipe Attiê (PTB), João Leite (PSDB), Tadeu Martins Leite (PMDB), Tiago Ulisses (PV) e também o 1º-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho (PMDB-MG).
Logo após a recepção, a delegação participou de Reunião Especial no Plenário, destinada a comemorar os 60 anos de atuação da indústria japonesa em Minas. O autor do requerimento, Felipe Attiê, disse, em entrevista ainda no Salão Nobre, que a homenagem é uma justiça ao país asiático. “Eles sempre foram bons parceiros e nos ensinaram a plantar nas terras consideradas improdutivas do Cerrado, que hoje são um celeiro de Minas”, afirmou.