Greve dos praças da PM será homenageada em Reunião Especial
Após a greve, a categoria conquistou avanços como novo Código de Ética e melhorias nas promoções e na aposentadoria.
14/06/2017 - 15:09Os 20 anos da greve dos praças da Polícia Militar (PM) serão celebrados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Reunião Especial de Plenário na próxima quinta-feira (22/6/17), às 20 horas. A solenidade foi solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), um dos líderes do movimento reivindicatório.
A greve teve início no dia 13 de junho de 1997, após a concessão de reajustes salariais para delegados da Polícia Civil e oficiais da PM. Segundo o deputado Sargento Rodrigues, quando questionado pelo então governador Eduardo Azeredo se isso causaria algum problema com os praças, o comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos dos Santos, teria respondido: “A tropa, nós seguramos”.
O parlamentar conta que a PM passava por seu pior momento em relação às condições de trabalho. "Quando souberam da notícia do aumento dado aos oficiais, os praças tomaram as ruas de Belo Horizonte. Foi a primeira greve de policiais militares do Brasil", rememora.
Após a greve, a categoria conquistou avanços como um novo Código de Ética e Disciplina, melhorias nas promoções, aperfeiçoamento no sistema de aposentadoria e uma carga horária definida por lei.
Em 1997, um coronel ganhava 17 vezes o salário de um soldado. Hoje, o piso de um coronel é somente 3,84 vezes o piso de um soldado, segundo o deputado Sargento Rodrigues. "Por isso, essa greve deve ser lembrada por toda a corporação: do soldado mais novo até o coronel mais antigo”, finaliza o parlamentar, que acabaria eleito para a ALMG em 1998.