Empresa foi fundada em 1952 para reunir diversas centrais elétricas existentes - Arquivo/ALMG

Reunião Especial celebra 65 anos de fundação da Cemig

Fundada por Juscelino Kubitschek para sustentar projeto desenvolvimentista, empresa hoje é referência mundial no setor.

02/06/2017 - 15:18

Os 65 anos de fundação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) serão celebrados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A homenagem será em Reunião Especial do Plenário, na próxima segunda-feira (5/6/17), às 20 horas. O requerimento atende à solicitação do deputado Duarte Bechir (PSD).

Segundo o parlamentar, a empresa tem sido, ao longo deste tempo, um exemplo de gestão, combinando qualidade dos serviços com rentabilidade e responsabilidade social. “Gera milhares de empregos e recolhe milhões em tributos, além de desenvolver projetos que visam disponibilizar energia para a totalidade da população”, destaca Duarte Bechir.

A Cemig foi fundada em 1952, pelo então governador Juscelino Kubitschek, inicialmente para reunir as diversas centrais elétricas existentes e fornecer a energia necessária ao seu projeto desenvolvimentista. Mas, a empresa cresceu e hoje é de capital aberto, com acionistas em dezenas de países, mas sob controle do Governo do Estado.

Perfil - Em Minas Gerais, responde por 96% da área de concessão, com cerca de 8 milhões de consumidores em 774 municípios. A Cemig é também o maior fornecedor de energia para clientes livres do País, com 25% do mercado, o terceiro maior grupo gerador, o segundo maior transmissor e o maior grupo distribuidor do Brasil.

A holding reúne atualmente mais de 200 empresas e consórcios, estendendo sua atuação a mais de 22 estados brasileiros, em áreas como transmissão de energia elétrica (Taesa), gás natural (Gasmig), energias renováveis (Renova), telecomunicações (Cemig Telecom) e eficiência energética (Efficientia).