Deputados fazem sabatinas para DEER e Conselho de Educação

Engenheiro e pedagoga vão responder a questionamentos dos parlamentares em arguições na próxima quarta-feira (7).

02/06/2017 - 15:31

Duas sabatinas para avaliar indicações do governador Fernando Pimentel estão previstas para acontecer na próxima quarta-feira (7/6/17), no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Às 14h30, a arguição por comissão especial será da pedagoga Elizabeth Dias Munaier Lages, candidata ao Conselho Estadual de Educação (CEE). Às 15h30, será a vez do engenheiro Djaniro Silva, para o cargo de diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER-MG). 

Djaniro Silva é engenheiro civil com especialização em transportes e pós-graduação em gestão empresarial. Atualmente é diretor de Projetos e Obras da Trem Metropolitano de Minas Gerais (Metrominas). O DEER é responsável pelo transporte rodoviário de pessoas e bens no Estado e também por planejar, projetar, coordenar e executar obras de engenharia de interesse da administração pública. 

O executivo tem vasta experiência no setor privado. Na Santa Bárbara Construções, começou a trabalhar em 1990. Lá permaneceu por quatro anos e retornou à empresa em 2006, permanecendo por mais oito anos. Na construtora, ocupou os cargos de diretor estatutário, de engenharia e chegou a vice-presidente. Também registra passagens pelas empresas Engenhart; Cojan Engenharia e Construtora São Camilo.

Conselho - Graduada em engenharia civil e pedagogia, Elizabeth Lages possui mestrado e doutorado em educação. Atualmente é diretora acadêmica e professora adjunta da unidade de Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte) da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Elizabeth Lages já foi professora em muitas instituições de ensino, como a Faculdade Pedro II, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira e a Universidade Nacional de Timor-Leste. A indicada atua nas seguintes áreas: política educacional; sociologia e sociologia do desenvolvimento; análise do impacto social e intervenção social; políticas públicas; antropologia; formação de professores; inclusão social; educação rural; e educação especial.

Nas sabatinas, os indicados falarão sobre seus planos à frente dos órgãos e responderão a questionamentos dos parlamentares. Caso os nomes sejam aprovados, serão submetidos à análise do Plenário da Assembleia.