Rádio Inconfidência terá novas instalações
Deputados conhecem nova estrutura da emissora no Centro de Cultura Itamar Franco, que também vai abrigar a Rede Minas.
31/05/2017 - 12:34O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Flávio Henrique Alves de Oliveira, anunciou, aos deputados das Comissões de Cultura e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que a Rádio Inconfidência realiza sua transmissão inaugural no Centro de Cultura Itamar Franco no dia 12 de junho.
A informação foi divulgada em visita das comissões ao novo espaço na manhã desta quarta-feira (31/5/17), a pedido do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB). O parlamentar é autor do Projeto de Lei (PL) 4.506/13, que originou a Lei 22.294, de 2016. A norma, que compôs a reforma administrativa do Estado, criou as condições para a criação da EMC.
De acordo com Flávio Henrique, a parte administrativa da empresa já está em funcionamento no local, que abriga, ainda, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e um centro de valorização da gastronomia mineira.
A rádio, no entanto, passa a operar apenas no próximo mês. “Em razão da complexidade da estrutura, a Rede Minas deve iniciar suas operações em 1º de agosto. Nosso objetivo é que tudo esteja 100% instalado até o final deste ano”, explicou.
Aos deputados, o presidente da EMC afirmou que a construção do Centro Cultural Itamar Franco representa um ganho de sinergia entre as áreas administrativas e técnicas das duas emissoras de comunicação pública. O próximo passo, segundo ele, é promover a aproximação das equipes de jornalismo.
Economia – O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destacou que a EMC representa racionalização dos gastos públicos, uma vez que a Rádio Inconfidência e a Rede Minas poderão compartilhar os espaços e serviços administrativos.
“A empresa é fruto de uma iniciativa de ALMG e cria um local de valorização da comunicação pública mineira. Mais que isso, garante a identidade das emissoras e incrementa seu parque tecnológico e jornalístico”, afirmou o secretário.
Ele explicou, ainda, que os edifícios estão prontos e que, agora, estão sendo realizadas as instalações de antena, equipamentos e outros detalhes técnicos. O Centro de Cultura Itamar Franco tem mais de 14 mil metros quadrados e teve um investimento aproximado de R$ 250 milhões.
Parlamentares consideram espaço motivo de orgulho para os mineiros
O deputado Celinho do Sinttrocel se disse encantado com o que viu durante a visita. Para ele, o Centro Cultural Itamar Franco representa a mais importante iniciativa do segmento audiovisual do Estado. Ao citar o ganho de qualidade com o novo parque tecnológico, o parlamentar ponderou que o próximo passo é lutar pela valorização dos servidores da Rádio Inconfidência e da Rede Minas.
“Estou orgulhoso do que foi feito. A comunicação mineira está de parabéns. Agora, nossa equipe técnica e jornalística precisa ser mais bem remunerada e ter uma carreira mais condizente com a importância que este patrimônio cultural representa”, disse.
O presidente da Comissão de Cultura, deputado Bosco (PTdoB), também destacou a nova estrutura como sendo referência para a comunicação pública em todo o País. Para ele, o investimento realizado está mostrando o retorno desejado, tendo em vista os ganhos de estrutura, tecnologia e qualidade jornalística.