A comissão aprovou requerimentos para a realização de audiências sobre políticas públicas de proteção animal em diversas cidades do Estado

Situação de animais do Zoológico de BH preocupa comissão

Deputados da Comissão de Proteção dos Animais aprovaram requerimentos para tratar do tema nesta quinta-feira (25).

25/05/2017 - 18:27

A situação dos animais do Zoológico de Belo Horizonte será tema de audiência pública e visita. A Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na tarde desta quinta-feira (25/5/17), dois requerimentos para tratar do assunto.

Segundo o autor das solicitações, deputado Fred Costa (PEN), o objetivo é conhecer a situação do local, principalmente a estrutura física e sua manutenção, bem como a condição dos animais abrigados.

Presente à reunião, o parlamentar acrescentou que a própria Fundação Zoo-Botânica, que administra o espaço, divulgou que 78% dos serviços não estavam sendo prestados. Ele agradeceu ao presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), por ter acatado seus requerimentos.

Proteção animal - Foram também aprovados diversos requerimentos de autoria do deputado Noraldino Júnior para realização de audiências sobre políticas públicas de proteção animal em 15 cidades-polo do Estado:

Cidades
Belo Horizonte Passos (Sudoeste de Minas)
Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) Uberlândia (Triângulo Mineiro)
Juiz de Fora (Zona da Mata) Divinópolis (Centro-Oeste de Minas)
Montes Claros (Norte de Minas) Teófilo Otoni (Vale do Mucuri)
Diamantina (Alto Jequitinhonha) Ipatinga (Vale do Aço)
Paracatu (Noroeste de Minas) Varginha (Sul de Minas)
Araxá (Alto Paranaíba) Três Marias (Região Central do Estado)
Governador Valadares (Vale do Rio Doce)  

Já para Conselheiro Lafaiete (Região Central) foi marcada visita para tratar do mesmo tema. Com temática semelhante, pretende-se promover reunião com o intuito de debater formas eficientes para fiscalizar a aplicação da Lei 22.231, de 2016, que dispõe sobre a definição de maus-tratos contra animais no Estado.

Cães e gatos - A preocupação com políticas públicas para cães e gatos marcou outros requerimentos. Um deles prevê reunião que abordará as precárias condições dos canis e centros de controle de zoonozes (CCZs) de Minas Gerais.

Foi também aprovada audiência em Manhuaçu (Zona da Mata), para discutir a Lei 21.970, de 2016, que dispõe sobre proteção, identificação e controle populacional de cães e gatos, bem como a aplicação da norma no município e na região.

A comissão pretende ainda visitar o CCZ de Montes Claros, para verificar a estrutura do local e as condições dos animais alojados, entre outros aspectos. Segundo o deputado Noraldino Júnior, há denúncias de precariedade das instalações e de maus-tratos aos animais.

A pedido de Noraldino, será realizada reunião com convidados para debater formas eficazes de fiscalização de maus tratos por agentes públicos e a aplicabilidade da Lei 22.231, de 2016.

Outro foco das atenções de audiências públicas aprovadas recai sobre os seguintes assuntos: manejo ético da fauna urbana, conflitos com a fauna silvestre urbana e, ainda, formas eficazes de conscientização quanto aos direitos dos animais e à proteção animal.

Também foram aprovados requerimentos: de audiência, a pedido do deputado Fred Costa, sobre a educação ambiental humanitária e a preocupação com o bem-estar animal; e de visita à Promotoria de Justiça de Caratinga (Zona da Mata), para saber a situação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e a prefeitura, a pedido de Noraldino Júnior.

Tiros em cavalo - Antes do fim da reunião, Noraldino Júnior expressou sua insatisfação com as imagens de um cavalo sendo morto a tiros por um policial rodoviário federal em Rio Verde (GO) e cobrou providências do comando da PRF para puni-lo.

O deputado Leandro Genaro (PSD) também se mostrou indignado com a atitude do policial.

Consulte o resultado da reunião.