Autor do requerimento afirma que tem recebido muitas denúncias sobre aferições de balanças

Suspeita de fraudes em balanças de carga motiva audiência

Denúncia partiu de caminhoneiros. Assunto vai ser debatido na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.

19/05/2017 - 12:15

Caminhoneiros apontam suspeita de fraudes em balanças de verificação de cargas nas estradas de Minas Gerais. A denúncia motivou a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a convocar audiência pública para a próxima terça-feira (23/5/17), às 14h30, no Auditório. O requerimento é do deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB).

Na justificativa que acompanha o requerimento, o parlamentar afirma que tem recebido inúmeras denúncias de caminhoneiros que transitam pelas estradas de Minas Gerais referentes às aferições e aos locais onde estão instaladas as balanças de cargas no Estado.

Muitas vezes, segundo o deputado, o preço com a mesma carga varia de uma balança para outra, causando suspeita de fraude não somente no que se refere ao valor cobrado, mas também quanto ao local de instalação desses instrumentos.

"As balanças que funcionam nas nossas rodovias viraram um problema para os caminhoneiros. Elas nunca aferem o mesmo peso. De uma balança para a outra sempre dá diferença e isso acaba em prejuízo para o caminhoneiro, com multas, apreensões de carga e tudo mais. Deve ser para arrecadar mais dinheiro para um Estado falido", criticou.

Convidados – Foram convidados o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, Djaniro da Silva; o procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Antonio Sergio Tonet; o gerente da Unidade Regional de Belo Horizonte do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais, Anderson Rogério da Rocha; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo, Rafael Ramos Tomás; e o secretário Municipal de Administração Pratápolis, Adriano Lemos de Pádua.