Políticas públicas da área cultural motivam audiência
Comissão quer saber do ministério e do Governo do Estado quais são os projetos para o setor nos próximos anos.
12/05/2017 - 12:00A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (17/5/17), uma audiência de convidados com o objetivo de discutir as políticas públicas da área cultural e as perspectivas de trabalho conjunto dos órgãos governamentais responsáveis. A reunião, solicitada pelos deputados Bosco (PTdoB), Glaycon Franco (PV) e Carlos Pimenta (PDT) está marcada para as 16 horas, no Plenarinho III.
De acordo com a assessoria do presidente da comissão, deputado Bosco, o intuito é cobrar, do Ministério da Cultura (Minc) e do Governo do Estado, quais são os projetos e o planejamento para o setor em 2017 e 2018. O parlamentar quer saber, ainda, o que está previsto no fundo estadual e na lei de incentivo do setor e quais os recursos disponíveis.
“Vamos traçar um diagnóstico de ações para o período para que possamos propor políticas públicas, assim como fazer o efetivo acompanhamento dos programas”, explicou. O deputado salientou, ainda, que pretende manter informado o conselho estadual e as associações de classe que participaram do Fórum Estadual de Cultura, promovido pela ALMG no ano passado.
Convidados – Para o debate, a comissão convidou o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos; o secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura (Seinfra), Raimundo Benoni Franco; o chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Aníbal Henrique de Oliveira Macedo; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Michele Abreu Arroyo; a superintendente regional do Iphan, Célia Maria Corsino; e a presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated), Maria Magdalena Rodrigues da Silva.