O Memorial da Assembleia será transferido para uma área maior do Edifício Tiradentes, um dos anexos da ALMG - Arquivo

ALMG terá novo espaço para ampliar a participação popular

Auditório será montado no andar térreo do Palácio da Inconfidência, onde atualmente está o Memorial da Assembleia.

08/05/2017 - 18:45

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai contar com mais um espaço de debates, para intensificar o diálogo com a sociedade. A partir da próxima segunda-feira (15/5/17), começa a preparação das dependências, no térreo do Palácio da Inconfidência, onde será montado um novo auditório.

A previsão é que o local comece a ser utilizado em agosto. No lugar, atualmente, está instalado o Memorial da Assembleia, que será requalificado e transferido para uma área maior no térreo do Edifício Tiradentes, um dos anexos da ALMG.

Para o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), a crescente presença do cidadão nas audiências públicas e nos eventos institucionais gerou a necessidade de um novo local, que comporte um maior número de pessoas.

“A iniciativa também está em sintonia com uma das prioridades da Mesa para o biênio 2017-2019, que é melhorar a infraestrutura da ALMG para a realização de eventos e para a participação da sociedade”, destaca o presidente.

Capacidade - A capacidade total do novo auditório será de 178 lugares. O público contará com 168 assentos, dos quais quatro para pessoas obesas e quatro para pessoas com deficiência. Haverá ainda dez lugares destinados à coordenação dos trabalhos, além de um púlpito para pronunciamentos.

Por ter acesso direto ao Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, nas reuniões e nos eventos com grande público também será possível expandir a capacidade do auditório utilizando-se o telão disponível nesse espaço.

Acessibilidade e acústica – O novo auditório será acessível para pessoas com deficiência e terá tratamento acústico, para garantir fidelidade do áudio e isolar ruídos externos. Também serão instaladas câmeras para as transmissões da TV Assembleia e para o monitoramento de segurança. 

Memorial será transferido para anexo

Com a instalação do novo auditório, o Memorial da Assembleia será transferido para uma área maior do Edifício Tiradentes. A mudança vai possibilitar a reorganização da exposição, além da inclusão de novos conteúdos, como a criação da Biblioteca Mineiriana, composta por livros e outras publicações que abordem a história política de Minas, da Assembleia e dos municípios mineiros.

Outra novidade que se pretende implementar é a realização de exposições temporárias e de ações educativas sintonizadas com a agenda da ALMG, tornando o espaço ainda mais dinâmico e propiciando aos visitantes refletir sobre temas debatidos no Parlamento mineiro. Desde que foi inaugurado, em 2013, o Memorial recebeu mais de 18 mil visitantes.

Funcionamento – Para a instalação no novo local, as visitas ao Memorial serão suspensas temporariamente a partir da próxima segunda-feira (15). A previsão é que essa atividade volte a ser oferecida no segundo semestre.