Federação Mineira de Karate será homenageada na ALMG

Entidade que completa 40 anos de fundação será lembrada em Reunião Especial do Plenário na noite desta segunda (24).

20/04/2017 - 16:58 - Atualizado em 20/04/2017 - 18:07

Os 40 anos da Federação Mineira de Karate (FMK) serão lembrados nesta segunda-feira (24/4/17), a partir das 20 horas, em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento do deputado Cabo Júlio (PMDB). Na programação está prevista a entrega de uma placa comemorativa ao presidente da FMK, João Carlos Godoi, e uma apresentação artística demonstrando técnicas do caratê.

O caratê é uma arte marcial desenvolvida no arquipélago de Okinawa, no Japão. Ela se desenvolveu a partir das artes marciais indígenas das Ilhas Ryukyu, sob a influência de artes marciais chinesas. A principal característica do carateca, o praticante do caratê, é uso da mão aberta ou vazia nos golpes, o que inclusive dá o nome a esta arte marcial.

O caratê foi trazida para o continente japonês no início do século XX e dali ganhou o mundo. Mas a maior visibilidade do caratê, com o aumento do número de escolas e praticantes, foi a partir da onda de filmes de artes marciais dos anos 1960 e 1970.

Minas Gerais - O caratê foi trazido para Minas Gerais pelo mestre japonês Akio Yokoyama, ainda na década de 1960, tendo formado muitos professores e campeões nos torneios da modalidade.

A Federação Mineira de Karate foi fundada em 6 de agosto de 1977. Atualmente, dentro do caratê brasileiro, a FMK é a federação estadual que mais realiza torneios e eventos, em média 50 por ano. Possui cerca de 120 associações filiadas e apoia vários projetos sociais em que o caratê esteja envolvido.