O assunto estará em debate no Panorama que estreia nesta quarta-feira (19), às 8h30 - Arquivo ALMG

Panorama aborda realidade da população carcerária feminina

Programa da TV Assembleia destaca desafios decorrentes do crescimento da quantidade de mulheres detidas no País.

18/04/2017 - 12:37

Uma situação que era quase invisível aos olhos da sociedade já ultrapassou o muro das prisões e chama cada vez mais atenção: a explosão do número de mulheres presas no País, em geral; e no Estado, em particular. O assunto estará em debate no programa Panorama, da TV Assembleia, que estreia nesta quarta-feira (19/4/17), às 8h30.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Comparada com a dos homens, a quantidade de detentas cresceu mais do que o dobro nos últimos anos. O programa vai abordar a vida delas nos presídios construídos para homens, muitas vezes improvisados para as necessidades femininas. Também estarão em pauta formas de lidar com essa nova configuração das penitenciárias e com as demandas que o poder público não consegue suprir.

Será que mães detentas, que precisam amamentar e cuidar de filhos pequenos, recebem o mesmo tratamento que a Justiça concedeu a Adriana Ancelmo, esposa do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral? Adriana ganhou o direito à prisão domiciliar para cuidar de suas crianças.

Em estúdio, presença da advogada criminal Nana Oliveira, que há 15 anos trabalha com mulheres encarceradas. O programa traz, ainda, depoimento da jornalista Natália Martino, que, durante trabalho para a organização do livro Mães do Cárcere, conviveu com o drama da separação entre mães e filhos na cadeia. Ela fala sobre os impactos na vida de crianças que crescem cercadas por grades e agentes armados.

Reprises - Esta edição do Panorama tem reprises às 19h30 desta quarta-feira (19) e à 1 hora da manhã de quinta (20).