Comissão quer debater voos interestaduais na Pampulha
Impactos para a população do possível aumento de atividades no espaço aéreo local serão tratados em audiência pública.
06/04/2017 - 11:53 - Atualizado em 06/04/2017 - 13:50A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento para que seja realizada uma audiência pública sobre o possível retorno de voos interestaduais ao aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, em Belo Horizonte. O pedido, de autoria do deputado Fred Costa (PEN), foi aprovado nesta quinta-feira (6/4/17).
Em fevereiro deste ano, o prefeito da Capital, Alexandre Kalil, manifestou o desejo de reativar as operações no local, que hoje faz apenas voos regionais e executivos. O tema é polêmico e provoca reações adversas de moradores do entorno, da Infraero e da concessionária responsável pela gestão do aeroporto de Confins (Tancredo Neves).
Diversos outros pedidos de audiência também foram aprovados
O deputado Fred Costa teve ainda mais cinco requerimentos aprovados:
- Audiência para tratar a execução das obras da BR-040, na região de Conselheiro Lafaite (Região Central do Estado);
- Debate sobre os convênios da Prefeitura de Belo Horizonte com entidades de proteção a doenças sexualmente transmissíveis;
- Reunião em Santana do Paraíso (Vale do Rio Doce), com o objetivo de discutir a operação de telefonia móvel na cidade;
- Audiência para tratar a possibilidade de licenciamento para instalação de estação radiobase de telefonia celular no bairro Santa Lúcia, na Capital;
- Reunião para discutir a prestação de serviços da operadora Oi, no município de Rio Vermelho (Região Central do Estado).
Projeto Jaíba – O presidente da comissão, deputado Paulo Guedes (PT), também solicitou a realização de duas audiências públicas. A primeira tem o intuito de debater as questões relativas ao geoprocessamento no Projeto Jaíba e seus impactos na situação fundiária dos moradores da região.
A segunda audiência vai tratar, em Januária (Norte de Minas), da importância da obtenção de selo da Unesco para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado naquele município.